Por Professora Denise Ferreira
Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate, nos reunimos com a família e amigos para um belo almoço… Mas em meio a tudo isso, ficam umas questões:
Qual será o verdadeiro sentido da Páscoa?
Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela?
Essas perguntas são um verdadeiro desafio!
Pensando nessas questões desenvolvi esse projeto, que pode ser feito rapidinho e tem como objetivo de trabalhar o significado dessa data comemorativa, assim como os valores que fazem parte dele e assim tornar essa data significativa, e auxiliar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a autonomia.
Projeto Páscoa Significativa
Acredito que o principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e solidariedade. Veja abaixo como desenvolvi esse projeto, que pode ser feito com crianças a partir de 8 anos, mas que também pode ser adaptado para os menores!
Atividade 1 – Pesquisa de campo:
“O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?”
Começamos o projeto com perguntas:
- O que vocês sabem sobre a páscoa?
- Como sua família comemora a Páscoa?
Para respondê-las as crianças fizeram uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la.
- Foi para casa uma tarefa para ser feita em família: uma pesquisa sobre o que significa a Páscoa para a família e como cada uma a comemora.
- Cada criança e sua família deveriam seus registrar os sentimentos e pensamentos. Podiam desenhar, escrever, fazer colagens de fotos e imagens que explicassem como a família entende e comemora essa data.
- Enviei uma poesia sobre a data como inspiração e para contextualizar a atividade, uma folha em branco e um bilhete explicando como fazer essa tarefa.
Clique aqui para baixar → Tarefa – Pesquisa de Páscoa – PPD
Atividade 2 – Contextualização do tema:
“O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA”
Com base em vários artigos que pesquisei, descobri muitas coisas interessantes sobre a Páscoa e elaborei um texto, que lemos e discutimos com turma na escola.
Clique aqui para baixar o texto → O verdadeiro sentido da Páscoa – PPD
A leitura e discussão desse texto promoveu um momento super gostoso de trocas, experiências e descobertas para toda a turma!
- Discutimos também sobre a parte comercial da Páscoa e da quantidade de chocolate que ganham nessa data. Tinha criança que ganhava mais de 5 ovos de chocolate!
Chegamos à conclusão que não precisamos (e nem faz bem à saúde!) comer tanto chocolate. Achei super bacana o relato de uma aluna que em vez de chocolate preferia ganhar brinquedos na Páscoa.
Atividade 3 – Construção de um painel:
“O QUE ENTENDI SOBRE A PÁSCOA”
Com a tarefa feita, as crianças construíram um painel coletivo com as pesquisas que trouxeram.
- Cada aluno apresentou o trabalho que fez com a família, descrevendo o que ele entendeu sobre os sentimentos da Páscoa.
Depois, escolheu um lugar no painel e fixou seu trabalho. Ficou lindo!
Toda a escola pôde apreciar os trabalhos, pois colocamos o painel em um lugar bem visível. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções e sempre que podiam, paravam em frente ao painel e mostravam para seus colegas.
Atividade 4 – Leitura de uma história de Páscoa
“O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”
Atrelar uma obra literária à um projeto sempre torna o trabalho mais rico e dá às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, além de ajudar a desenvolver o prazer pela leitura e escrita.
Escolhi para nosso projeto o livro “O coelhinho que não era da Páscoa”, da renomada escritora Ruth Rocha, editado pela Editora Salamandra.
Esse livro é leve, divertido e mostra situações que valorizam a independência de pensamento e a ousadia. O personagem principal é um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, mas nunca se esquece das pessoas que ama!
Através dessa leitura, pudemos discutir sobre valores e o verdadeiro sentido da Páscoa através das atitudes dos personagens.
ANTES DA LEITURA:
Etapas que fortaleceram o sentido da história:
- Reforcei com as crianças o sentido da Páscoa que já discutimos até aqui, destacando a importância de atitudes boas que podemos ter para com os outros.
- Conversamos sobre as profissões e como são importantes na vida de cada um.
- Dei um tempo para as crianças falarem sobre as profissões de seus pais.
DEPOIS DA LEITURA:
Conversamos sobre a história do coelho e lancei algumas perguntas para ajudar na reflexão, sempre enfatizando os sentimentos e valores que trabalhamos no projeto:
- O que podemos aprender com essa história?
- Que tal fazermos como o Vivinho e fazer nossos presentes de páscoa?
- Que tipo de presentes de páscoa podemos fazer para dar as pessoas que gostamos?
Atividade 5 – Culinária de Páscoa
“FAZENDO BOMBOM DE LEITE EM PÓ”
Animados com a história que lemos, as crianças, assim como os personagens do livro, colocaram a mão na massa e prepararam juntos uma deliciosa e simples receita de bombom, que não vai ao fogo.
Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, usando os valores que estudamos no projeto, cada criança trouxe um ingrediente e juntos fizeram os bombons.
Enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.
Clique aqui para baixar → Bilhete e receita – Bombom de leite em pó – PPD
As crianças fizeram e embrulharam os bombons. Depois as crianças levaram os bombons para casa para compartilhar com a família. Ficou delicioso!
Atividade 6 – Fazendo um cartão de Páscoa
Para fechar com chave de ouro o Projeto Páscoa Significativa, cada criança fez um cartão para alguém que considera especial. Dobramos uma folha de sulfite 120 gramas (aquela mais durinha) e cada um fez a capa, decorou e escreveu o que quis.
Numa das faces as crianças colaram uma mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.
Clique abaixo para baixar a Mensagem para o Cartão de Páscoa :
https://www.papodaprofessoradenise.com.br/produto/mensagem-para-cartao-de-pascoa/
Cada cartão ficou diferente e exclusivo. Um mimo!!
A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar projetos como esse na escola é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!
Me conte o que achou nos comentários!
Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise
Que bom que gostou! Já salva pra usar em outro momento 🙂
Ótimo o texto e todo trabalho, parabéns!
Olá querida, quero Parabenizá-la, que projeto lindo e fofo eu amei, e vou adaptá-lo p minha turminha. Parabéns mais uma vez, e obrigada por compartilhar conosco. 🥰🙏👏👏👏
Ah, fico tão feliz em ler isso!
Maravilhosas ideias para comemoração do sentido real da páscoa !
Ah, fico tão feliz em ler isso! Obrigada!
Amei posso usar seu projeto achei riquíssimo
Ah que bom!! Fico muito feliz!