Por Professora Denise Ferreira

Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate, nos reunimos com a família e amigos para um belo almoço… Mas em meio a tudo isso, ficam umas questões:

Qual será o verdadeiro sentido da Páscoa?

Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela?

Essas perguntas são um verdadeiro desafio!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 2

Pensando nessas questões desenvolvi esse projeto, que pode ser feito rapidinho e tem como objetivo de trabalhar o significado dessa data comemorativa, assim como os valores que fazem parte dele e assim tornar essa data significativa, e auxiliar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a autonomia.

CLIQUE E CONHEÇA A LOJA DO BLOG!
AQUI TEM MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!


Projeto Páscoa Significativa

Acredito que o principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e solidariedade. Veja abaixo como desenvolvi esse projeto, que pode ser feito com crianças a partir de 8 anos, mas que também pode ser adaptado para os menores! 😉


Atividade 1 – Pesquisa de campo:

“O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?”

Começamos o projeto com perguntas:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Como sua família comemora a Páscoa?

Para respondê-las as crianças fizeram uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la.

 

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 3

Foto: Mauricio Messa

  • Foi para casa uma tarefa para ser feita em família: uma pesquisa sobre o que significa a Páscoa para a família e como cada uma a comemora.
  • Cada criança e sua família deveriam seus registrar os sentimentos e pensamentos. Podiam desenhar, escrever, fazer colagens de fotos e imagens que explicassem como a família entende e comemora essa data.
  • Enviei uma poesia sobre a data como inspiração e para contextualizar a atividade, uma folha em branco e um bilhete explicando como fazer essa tarefa.


Clique aqui para
baixar >>Tarefa – Pesquisa de Páscoa – PPD


Páscoa: um projeto significativo e fácil! 4

Atividade 2 – Contextualização do tema:

“O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA”

Com base em vários artigos que pesquisei, descobri muitas coisas interessantes sobre a Páscoa e elaborei um texto, que lemos e discutimos com turma na escola.

Clique aqui para baixar o texto >> O verdadeiro sentido da Páscoa – PPD

A leitura e discussão desse texto promoveu um momento super gostoso de trocas, experiências e descobertas para toda a turma!

  • Discutimos também sobre a parte comercial da Páscoa e da quantidade de chocolate que ganham nessa data. Tinha criança que ganhava mais de 5 ovos de chocolate!
Páscoa: um projeto significativo e fácil! 5

Foto via br.guiainfantil.com

Chegamos à conclusão que não precisamos ( e nem faz bem à saúde!) comer tanto chocolate. Achei super bacana o relato de uma aluna que em vez de chocolate preferia ganhar brinquedos na Páscoa.

Atividade 3 – Construção de um painel:

“O QUE ENTENDI SOBRE A PÁSCOA”

Com a tarefa feita, as crianças construíram um painel coletivo com as pesquisas que trouxeram.

  • Cada aluno apresentou o trabalho que fez com a família, descrevendo o que ele entendeu sobre os sentimentos da Páscoa.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 6

Depois, escolheu um lugar no painel e fixou seu trabalho. Ficou lindo!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 7

Toda a escola pôde apreciar os trabalhos, pois colocamos o painel em um lugar bem visível. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções e sempre que podiam, paravam em frente ao painel e mostravam para seus colegas.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 8


Atividade 4 – Leitura de uma história de Páscoa

“O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”

Atrelar uma obra literária à um projeto sempre torna o trabalho mais rico e dá às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, além de ajudar a desenvolver o prazer pela leitura e escrita.

Escolhi para nosso projeto o livro “O coelhinho que não era da Páscoa”, da renomada escritora Ruth Rocha, editado pela Editora Salamandra.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 9

Esse livro é leve, divertido e mostra situações que valorizam a independência de pensamento e a ousadia. O personagem principal é um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, mas nunca se esquece das pessoas que ama!

Através dessa leitura, pudemos discutir sobre valores e o verdadeiro sentido da Páscoa através das atitudes dos personagens.

>>Antes da leitura:

Etapas que fortaleceram o sentido da história:

  • Reforcei com as crianças o sentido da Páscoa que já discutimos até aqui, destacando a importância de atitudes boas que podemos ter para com os outros.
  • Conversamos sobre as profissões e como são importantes na vida de cada um.
  • Dei um tempo para as crianças falarem sobre as profissões de seus pais.

>>Depois da leitura:

Conversamos sobre a história do coelho e lancei algumas perguntas para ajudar na reflexão, sempre enfatizando os sentimentos e valores que trabalhamos no projeto:

  • O que podemos aprender com essa história?
  • Que tal fazermos como o Vivinho e fazer nossos presentes de páscoa?
  • Que tipo de presentes de páscoa podemos fazer para dar as pessoas que gostamos?

Atividade 5 – Culinária de Páscoa

“FAZENDO BOMBOM DE LEITE EM PÓ”

Animados com a história que lemos, as crianças, assim como os personagens do livro, colocaram a mão na massa e prepararam juntos uma deliciosa e simples receita de bombom, que não vai ao fogo.

Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, usando os valores que estudamos no projeto, cada criança trouxe um ingrediente e juntos fizeram os bombons.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 10

Enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.

Clique aqui para baixar >> Bilhete e receita – Bombom de leite em pó – PPD

 

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 11

As crianças fizeram e embrulharam os bombons. Depois as crianças levaram os bombons para casa para compartilhar com a família. Ficou delicioso!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 12

Foto: Juliane Silva

Atividade 6 – Fazendo um cartão de Páscoa

Para fechar com chave de ouro o Projeto Páscoa Significativa, cada criança fez um cartão para alguém que considera especial. Dobramos uma folha de sulfite 120 gramas (aquela mais durinha) e cada um fez a capa, decorou e escreveu o que quis.

Numa das faces as crianças colaram uma mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

Clique baixo para baixar a mensagem para o cartão de Páscoa:

Cada cartão ficou diferente e exclusivo. Um mimo!!

A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar projetos como esse na escola é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 13
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!

Me conte o que achou nos comentários!

Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:

Conheça a Professora Denise!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 14Denise Ferreira é professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no Prêmio Influenciadores Digitais 2017 pela revista Negócios da Comunicação.

Atualmente, trabalha como blogueira, como professora do Fundamental I, e é autora do Instagram , Facebook , Canal do Youtube e blog Papo da Professora Denise.

Compartilhar: