Páscoa


Por Professora Denise Ferreira

Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate, nos reunimos com a família e amigos para um belo almoço… Mas em meio a tudo isso, ficam umas questões:

Qual será o verdadeiro sentido da Páscoa?

Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela?

Essas perguntas são um verdadeiro desafio!

Páscoa

Pensando nessas questões desenvolvi esse projeto, que pode ser feito rapidinho e tem como objetivo de trabalhar o significado dessa data comemorativa, assim como os valores que fazem parte dele e assim tornar essa data significativa, e auxiliar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a autonomia.


Projeto Páscoa Significativa

Acredito que o principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e solidariedade. Veja abaixo como desenvolvi esse projeto, que pode ser feito com crianças a partir de 8 anos, mas que também pode ser adaptado para os menores!


Atividade 1 – Pesquisa de campo: 

“O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?”

Começamos o projeto com  perguntas:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Como sua família comemora a Páscoa?

Para respondê-las as crianças fizeram uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la.

 

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 1

Foto: Mauricio Messa

  • Foi para casa uma tarefa para ser feita em família: uma pesquisa sobre o que significa a Páscoa para a família e como cada uma a comemora.
  • Cada criança e sua família deveriam seus registrar os sentimentos e pensamentos. Podiam desenhar, escrever, fazer colagens de fotos e imagens que explicassem como a família entende e comemora essa data.
  • Enviei uma poesia sobre a data como inspiração e para contextualizar a atividade, uma folha em branco e um bilhete explicando como fazer essa tarefa.


Clique aqui para
baixarTarefa – Pesquisa de Páscoa – PPD


Páscoa


Atividade 2 – Contextualização do tema:

“O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA” 

Com base em vários artigos que pesquisei, descobri muitas coisas interessantes sobre a Páscoa e elaborei um texto, que lemos e discutimos com turma na escola.

Clique aqui para baixar o texto O verdadeiro sentido da Páscoa – PPD

A leitura e discussão desse texto promoveu um momento super gostoso de trocas, experiências e descobertas para toda a turma!

  • Discutimos também sobre a parte comercial da Páscoa e da quantidade de chocolate que ganham nessa data. Tinha criança que ganhava mais de 5 ovos de chocolate!
Páscoa: um projeto significativo e fácil! 2

Foto via br.guiainfantil.com

Chegamos à conclusão que não precisamos (e nem faz bem à saúde!) comer tanto chocolate. Achei super bacana o relato de uma aluna que em vez de chocolate preferia ganhar brinquedos na Páscoa.


Atividade 3 – Construção de um painel:

“O QUE ENTENDI SOBRE A PÁSCOA”

Com a tarefa feita, as crianças construíram um painel coletivo com as pesquisas que trouxeram.

  • Cada aluno apresentou o trabalho que fez com a família, descrevendo o que ele entendeu sobre os sentimentos da Páscoa.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 3

Depois, escolheu um lugar no painel e fixou seu trabalho. Ficou lindo!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 4

Toda a escola pôde apreciar os trabalhos, pois colocamos o painel em um lugar bem visível. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções e sempre que podiam, paravam em frente ao painel e mostravam para seus colegas.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 5


Atividade 4 – Leitura de uma história de Páscoa

“O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”

Atrelar uma obra literária à um projeto sempre torna o trabalho mais rico e dá às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, além de ajudar a desenvolver o prazer pela leitura e escrita.

Escolhi para nosso projeto o livro “O coelhinho que não era da Páscoa”, da renomada escritora Ruth Rocha, editado pela Editora Salamandra.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 6

Esse livro é leve, divertido e mostra situações que valorizam a independência de pensamento e a ousadia. O personagem principal é um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, mas nunca se esquece das pessoas que ama!

Através dessa leitura, pudemos discutir sobre valores e o verdadeiro sentido da Páscoa através das atitudes dos personagens.

ANTES DA LEITURA:

Etapas que fortaleceram o sentido da história:

  • Reforcei com as crianças o sentido da Páscoa que já discutimos até aqui, destacando a importância de atitudes boas que podemos ter para com os outros.
  •  Conversamos sobre as profissões e como são importantes na vida de cada um.
  •  Dei um tempo para as crianças falarem sobre as profissões de seus pais.

DEPOIS DA LEITURA:

Conversamos sobre a história do coelho e lancei algumas perguntas para ajudar na reflexão, sempre enfatizando os sentimentos e valores que trabalhamos no projeto:

  • O que podemos aprender com essa história?
  • Que tal fazermos como o Vivinho e fazer nossos presentes de páscoa?
  • Que tipo de presentes de páscoa podemos fazer para dar as pessoas que gostamos?


Atividade 5 – Culinária de Páscoa

“FAZENDO BOMBOM DE LEITE EM PÓ”

Animados com a história que lemos, as crianças, assim como os personagens do livro, colocaram a mão na massa e prepararam juntos uma deliciosa e simples receita de bombom, que não vai ao fogo.

Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, usando os valores que estudamos no projeto, cada criança trouxe um ingrediente e juntos fizeram os bombons.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 7

Enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.

Clique aqui para baixarBilhete e receita – Bombom de leite em pó – PPD

 

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 8

As crianças fizeram e embrulharam os bombons. Depois as crianças levaram os bombons para casa para compartilhar com a família. Ficou delicioso!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 9

Foto: Juliane Silva


Atividade 6 – Fazendo um cartão de Páscoa

Para fechar com chave de ouro o Projeto Páscoa Significativa, cada criança fez um cartão para alguém que considera especial. Dobramos uma folha de sulfite 120 gramas (aquela mais durinha) e cada um fez a capa, decorou e escreveu o que quis.

Numa das faces as crianças colaram uma mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

Clique abaixo para baixar a Mensagem para o Cartão de Páscoa :

https://www.papodaprofessoradenise.com.br/produto/mensagem-para-cartao-de-pascoa/

Cada cartão ficou diferente e exclusivo. Um mimo!!

A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar projetos como esse na escola  é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 10
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!

Me conte o que achou nos comentários!

Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:

 

MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!Páscoa: um projeto significativo e fácil! 11

 

Conheça a Professora Denise!

Páscoa: um projeto significativo e fácil! 12Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.

Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.

É autora, curadora e produtora do InstagramFacebook, Youtube e aqui do Blog  Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.

Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.

 

Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 14

Ter um plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem pode ser a chave para evitar a reprovação no fim do ano letivo.
Confira no post algumas estratégias práticas que todo professor pode adotar, mesmo com um prazo curto em novembro!

Ver Mais
Como organizar o planejamento do último mês letivo 15

Para ter um último bimestre super proveitoso, com foco e tranquilidade, deixei nesse post orientações valiosas para encerrar o ano com chave de ouro!
Chegar ao fim do ano letivo com um cronograma de tarefas bem organizado reduz o estresse e traz clareza sobre o que precisa ser feito!

Ver Mais
Subscribe
Notify of
guest
207 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eva Batista da Rocha
Eva Batista da Rocha
8 meses atrás

Ótimo o texto e todo trabalho, parabéns!

Micheli
Micheli
8 meses atrás

Olá querida, quero Parabenizá-la, que projeto lindo e fofo eu amei, e vou adaptá-lo p minha turminha. Parabéns mais uma vez, e obrigada por compartilhar conosco. 🥰🙏👏👏👏

Clesisonete Messias Rrocha da Silva
Clesisonete Messias Rrocha da Silva
8 meses atrás

Maravilhosas ideias para comemoração do sentido real da páscoa !

Maria do Carmo
Maria do Carmo
8 meses atrás

Amei posso usar seu projeto achei riquíssimo

Carrinho