Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 1

Por Professora Denise Ferreira

Nada melhor do que uma dinâmica para fazer uma aula diferenciada e ajudar na aprendizagem dos alunos!

Uma turma bem integrada, convivendo num ambiento socio-afetivo equilibrado pode se tornar realidade através de atividades como essa e fazer a diferença no desenvolvimento da turma!

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 2

 

Dinâmicas rápidas para o início das aulas:

“Você é único e não há ninguém igual a você.” ( Augusto Cury)

Esta é uma atividade cooperativa que ajuda os alunos a entenderem sua importância, seu valor e a diferença de cada um e que seu trabalho contribui para o sucesso do grupo.

 

OBJETIVO: Formar uma flor juntando os desenhos das mãos de todos os colegas de classe

 

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 3

 

MATERIAIS:

-1 folha de sulfite 120 g. para cada participante

– Material para color ( usamos  lápis de cor e canetas hidrográficas)

– 2 folhas de papel colorset escuro para o fundo

– 1 folha de papel verde para o caule e folhas ( usei colorset)

– Tesoura

– Fita adesiva

– Impresso com a frase: “Cada pessoa e unica e linda, mas juntos somos uma obra prima!”

 

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 4

 

COMO FAZER:

⏩ Entregue 1 folha de sulfite para cada participante

⏩ Cada um precisa desenhar o contorno de sua mão, decorar com cores fortes e recortar.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 5
 Enquanto o grupo desenha, una com fita adesiva as 2 folhas de colorset pretas, fixe-a num local visível.

⏩ Recorte e cole o caule no painel de colorset preto, de maneira que sobre espaço para colar as mãos e a frase.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 6

⏩ Depois das mãos recortadas e prontas, perguntei: O que faremos com essas obras de arte que vocês fizeram? Eles logo deduziram que seria para formar uma flor sobre o caule.

⏩Convidei a turma a eleger a mão mais bonita da classe, que seria colada sozinha, ao lado do caule.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 7

⏩ A seguir, cada participante colou sua mão, de modo a aparecer dentre as outras e formar uma flor.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 8

⏩ Depois que terminamos as colagens, observamos nossa obra finalizada e pudemos ver as diferenças e semelhanças de cada trabalho e comparamos isso com as pessoas do grupo, cada uma do seu jeito, com suas diferenças e semelhanças.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 9

 

⏩ Ficou uma dúvida no final: porque a mão que elegemos a “mais bonita” ficou sozinha?

A resposta é que, uma pode ser a mais bonita, mas quando juntamos todas, o trabalho ficou uma obra prima, pois unidos, quando juntamos nossas ideias e criatividade somos mais!

 

“Cada dia em nossa vida é único, cada pessoa em nossa vida é única, somos únicos num universo de possibilidades…” (Oscar de J. Klemz)

 

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 10

É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças  se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.

É importante lançar mão de estratégias como essa dinâmica,pois ela ajuda a divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento e integração da turma.

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 11
Uma dinâmica de grupo pode facilitar a comunicação entre os alunos e professores, pois em sala de aula muitas vezes nos acostumamos a trabalhar de forma mecanicista.

Gostou dessa ideia? Compartilhe conosco o que achou nos comentários!

 

“Em sala de aula, devemos antes conquistar as emoções dos alunos, depois a razão” (Vygotsky)

Conheça a Professora Denise!
Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar 12

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e trabalha como professora do Fundamental I. Já atuou como coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores, em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

É autora do InstagramFacebook  e blog  Papo da Professora Denise. Foi indicada como um dos mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educaçãono Prêmio Influenciadores Digitais 2017 realizado pela revista Negócios da Comunicação.

Compartilhar:
guest
55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rosa Borges Fernandes
Rosa Borges Fernandes
4 meses atrás

AMEI ESSA DINAMICA, SIMPLES E CRIATIVA E REFLEXIVA !!

carla Ferreira
carla Ferreira
4 meses atrás

Amei essa dinâmica!!! Obrigada por nos ajudar a sermos mais criativos.

MARIA CLAUDIA
MARIA CLAUDIA
4 meses atrás

GOSTEI DA DINÂMICA

Neusa
Neusa
4 meses atrás

Adorei a dinâmica.
Obrigada!

Kadia
Kadia
5 meses atrás

Amei está dinâmica, muito criativa e profunda. Uma reflexão super interessante.

55
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x