Por Professora Denise Ferreira
A Páscoa é uma data muito esperada e comemorada pelas crianças, especialmente as mais novas. Vamos aproveitar essa oportunidade?
Que tal colocar a mão na massa e preparar uma deliciosa e simples receita de chocolate trufado com seus alunos, usando apenas o micro-ondas para o preparo?
Esta atividade testada foi parte do “Projeto Páscoa Significativa” que desenvolvi com meus alunos do Ensino Fundamental.
Uma experiência incrível que proporcionou momentos de muita alegria, aprendizado e união.
E para realizar essa experiência culinária em grupo, cada criança trouxe um ingrediente e juntos, no espírito da partilha, fizeram essa atividade culinária deliciosa.
No final, os alunos ajudam a montar, dividir as porções igualmente entre todos, embalar o cone trufado e levaram para casa para dividir com a família.
A atividade foi um sucesso! Faz aí também!
PASSO A PASSO DESSA ATIVIDADE de páscoa FÁCIL e rápida!
1- APRESENTANDO A ATIVIDADE:
Comecei essa atividade, contextualizando o tema, perguntando se os alunos conheciam receitas culinárias de Páscoa.
Contei para a turma que eu tinha uma receita deliciosa, que gostaria de compartilhar com eles.
Com o objetivo de provocar a ideia de partilha, expliquei meu desejo de fazer a receita junto com eles na escola.
Revelei o problema para o grupo:
“Os ingredientes da receita são caros. Mesmo que quisesse, sozinha não conseguiria comprar e presentear a todos, pois eram muitos alunos…
Como podemos resolver isso?”
A solução que o grupo encontrou foi que cada um poderia trazer um ingrediente, juntar tudo e dividir entre todos!
2- ENVOLVENDO A FAMÍLIA:
Para envolver a família, enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que o aluno deveria trazer.
Aqui abaixo deixo pra você o modelo do bilhete que enviei. Clica pra baixar!
Como fazer a receita na escola:
Fiz essa atividade com minha turma e registrei em vídeo o passo a passo. Clica pra assistir e já salva aí!
veja o vídeo COM O PASSO A PASSO da RECEITA!
Com essa receita dá para fazer até 10 cones, então, como haviam 30 alunos, fizemos 3 receitas iguais.
INGREDIENTES PARA 1 RECEITA:
Para fazer a ganache:
- 1 barra de chocolate meio amargo (170g)
- 1/2 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (tipo do padre)
Para montagem do cone:
- 1 colher (sopa) de manteiga
- casquinha para sorvete (usei aquela mais grossa e firme)
- confeitos coloridos (usei M&Ms)
Usamos a seguinte lista de materiais/ utensilios:
- 1 Micro-ondas
- 1 refratário de 2 litros de capacidade
- 1 colher de pau para mexer o ganache
- 3 colheres (de sopa) para colocar os ingredientes
- 2 tigelas grandes para colocar o ganache pronto
- Saquinhos em formato triangular para embalar os cones
- Fita para fechar a embalagem
DICA: Deixe todos os utensílios e materiais já organizados no local onde fará a atividade.
COMO PREPARAR O GANACHE
Quebre a barra de chocolate ainda dentro da embalagem e despeje num refratário.
Acrescente o creme de leite, o leite condensado, o chocolate em pó e misture.
Leve ao micro-ondas por 2 minutos e retire para mexer por 3 vezes (total de 6 minutos no micro-ondas).
Após 6 minutos, retire do micro-ondas e coloque o creme de leite e mexa até incorporar tudo e ficar com consistência de brigadeiro.
Espere esfriar e…
- Pegue a casquinha de sorvete e despeje o chocolate derretido dentro.
- Coloque o ganache dentro da casquinha e cubra com M&Ms.
- Coloque em um saquinho triangular e dê um laço pra fechar o cone.
INTENCIONALIDADE EDUCATIVA DA ATIVIDADE
Aulas de culinária podem iniciar discussões sobre os mais variados temas.
Fazer aulas de culinária na escola é uma maneira de trabalhar diversas disciplinas ao mesmo tempo, além de contribuir para o desenvolvimento de muitas habilidades que ajudam:
- No desenvolvimento de habilidades motoras e controle de movimentos finos;
- Na aquisição de noções de quantidade e medidas;
- No enriquecimento o vocabulário;
- No aperfeiçoamento das habilidades sociais e de trabalho em equipe;
- No aprendizado sobre alimentação saudável e propriedades nutritivas de cada alimento;
- A melhorar as habilidades de organização e sequencia de ações;
- Instigar o interesse das crianças pelo ato de cozinhar;
- Consciência acerca de riscos no preparo de alimentos.
Além de todos esses benefícios, ainda podemos trabalhar a conscientização sobre desperdício de alimentos e valores como a partilha, gentileza, união, solidariedade, entre outros!
Embora a BNCC não tenha códigos específicos para a Páscoa, é possível trabalhar diversas competências e habilidades previstas no documento em atividades relacionadas à data.
Uma habilidade que contempla a atividade é: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade
mais ideias para a páscoa
Aproveite o momento para trabalhar os valores e o verdadeiro significado da Páscoa! Podemos usar várias atividades para envolver os alunos!
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!
Me conte o que achou nos comentários!
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
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