Por Caroline Loezer de Lima Nogueira

Vocês já pararam pra pensar, o quanto é importante desde cedo, orientar as crianças sobre profissão e escolhas de trabalho?

Talvez, fosse ainda mais interessante tal tema ser trabalhado na escola, como disciplina de temas transversais, ou com uma Orientação Vocacional Profissional no currículo em séries mais avançadas. Preparariam as crianças e adolescentes de forma mais segura quanto a escolha da profissão. A escolha da profissão é algo muito importante, porém, diferente do que todos acreditam essa escolha não é uma escolha eterna.  Pois conforme vamos crescendo, nossos pensamentos e gostos vão mudando ou apenas se adaptando as nossas experiências de vida, e com isso, pode ser que em algum momento, a escolha inicial de carreira nos traga desconforto e infelicidade.

 

Image by © Heide Benser/Corbis

Image by © Heide Benser/Corbis

 

Não podemos deixar de ressaltar, a forma como os pais falam sobre o trabalho, esse diálogo do desprazer, do salário baixo, de que o chefe é a pior pessoa do mundo, de que “se mata de trabalhar”, de não gostar da segunda-feira, com certeza passa uma má impressão em relação ao ato de trabalhar. Isto, infelizmente é frequente em nossa cultura, pois sabemos que em outros países o trabalho é visto bem mais, como sucesso,  algo edificador e uma vitória pessoal.

Muito cuidado com sua jornada de trabalho, nos primeiros anos de seus filhos, quanto menor ele for mais ele precisará da presença de ambos os pais para, que seu desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional flua de maneira saudável.

 

criancas-conversando-pais

 

Hoje, qual a imagem que você tem passado para seu filho em relação ao seu trabalho e sua profissão? Referente ao prazer daquilo que o espera no futuro? Crianças e adolescentes são mais vulneráveis que os adultos e acabam absorvendo muito daquilo que os pais praticam, falam e transmitem.  Vamos transmitir coisas boas? 😉

 

Caroline LCaroline Loezer de Lima Nogueira é formada em Psicologia pela PUC-PR. Atua em consultório particular como Psicóloga Infantil na abordagem psicanalítica, é Psicopedagoga Clínica Infantil e Neuropsicóloga Infantil, com foco em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica. Apresenta em seu perfil no Instagram @carolneuropsicoinfantil registros de atividades do dia-a-dia no consultório, dicas e recursos para estímulos do desenvolvimento infantil.

 

 

Psicóloga Caroline L. Nogueira

?Psicóloga de bebês, crianças e adolescentes, Neuropsicóloga Psicopedagoga Clínica

 Campolim – Sorocaba/SP

(15) 98163-0328

www.vittaequilibrium.com

Compartilhar: