Por Professora Denise Ferreira
Quem nunca se sentiu perdido na hora de escrever os relatórios de avaliação? Sempre me dá um “frio na barriga” quando escrevo… Dá um medo de errar!!
E essa sensação não é por acaso!
Escrever relatórios de desenvolvimento é organizar a memória da prática pedagógica, é falar da história pedagógica da criança e isso é uma grande responsabilidade.
Ao escrever um relatórios de avaliação, precisamos de registros que revelem as especificidades do aluno, numa leitura positiva de suas particularidades, no processo de construção do conhecimento.
Esse é um tópico que gera tantas dúvidas, que foi assunto de uma live que fiz no Instagram e no meu canal do Youtube, onde dei muitas dicas sobre escrita de relatórios para Educação Infantil e Ensino Fundamental!
Clique no link abaixo para ver essas dicas imperdíveis:
10 DICAS PRECIOSAS PARA ESCREVER RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO DESCRITIVA
1- CADA CRIANÇA PRECISA TER UM RELATÓRIO DIFERENTE
A base do relatório pode ser similar na estrutura, mas procure colocar as particularidades de cada aluno em seu relatório.
Lembre-se de que cada aluno tem um traço marcante que o torna único e diferente, então cuidado para não copiar e colar todos os relatórios.
DICA: Use planilhas para ir anotando os registros diários e facilitar a escrita do relatório
Clique para baixar a planilha na loja do meu Blog → Lista de Observação de Alunos Digital – Editável
- Consulte um dicionário de sinônimos para ajudar na variação das palavras no momento da escrita.
Gosto de usar esse site: sinonimos.com.br
2- PROCURE DAR CONTINUIDADE AOS RELATÓRIOS DAS FASES/BIMESTRES ANTERIORES
Ao escrever o primeiro relatório de avaliação no começo do ano, partimos das observações iniciais sobre a criança.
A partir das fases seguintes, procure dar continuidade aos relatórios das fases/bimestres anteriores, procurando sempre valorizar o que o aluno já aprendeu.
3- AO ESCREVER RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO, UTILIZE SEMPRE A LINGUAGEM DESCRITIVA
A escrita descritiva diz respeito às ações, esforços e realizações do aluno.
Ela permite que o professor indique aos pais e responsáveis o que precisa ser melhorado, possibilitando a reflexão, sem que o professor descreva julgamentos de atitudes.
4- PROCURE DESTACAR E ENFATIZAR PRINCIPALMENTE OS AVANÇOS
E também as partes positivas do aluno no relatório de avaliação. Ninguém gosta de ler somente coisas negativas sobre o filho! Os pais conhecem os filhos e sabem como são na realidade.
Podemos usar algumas frases para “suavizar” a descrição dos fatos ocorridos, mas isso não significa “esconder” as partes negativas que precisam ser trabalhadas.
Um exemplo de descrição nesse caso:
Você observa: o aluno é egoísta quando se relaciona com outras crianças
Você descreve: Observo que o aluno ainda não consegue dividir os materiais… respeitar o espaço do outro…
DICA: Sempre após esse tipo de descrição, sugiro que complemente com o que o professor está fazendo para ajudar a criança a melhorar nesse aspecto.
Veja esse exemplo:
Observo que o aluno ainda não consegue dividir com os colegas do grupo os materiais coletivos.
Para ajudar na construção dessa habilidade venho intervindo em momentos que surgem os conflitos, conversando individualmente com os alunos envolvidos e em outros momentos com todo o grupo, levando-os a refletir sobre a importância de saber dividir os materiais e esperar a vez para usá-los.
5- PROCURE DESCREVER SUAS OBSERVAÇÕES E PRODUZIR UM TEXTO NARRATIVO
Para isso use linguagem clara, simples e adequada ao público (pais). Nada de escrever palavras técnicas (o famoso pedagogês), em um texto que fale diretamente com o leitor.
6- VALORIZE E REGISTRE O DESENVOLVIMENTO SOCIOAFETIVO
Mencione como o aluno participa nas aulas, seus gestos de solidariedade, posicionamento nas rodas de conversa, etc.
7- DESTAQUE O ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO D ALUNO NOS PROJETOS E ATIVIDADES DE PESQUISA DESENVOLVIDOS
É muito importante registrar o que o aluno conseguiu desenvolver e em que área progrediu ao longo da fase.
8- MENCIONE ALGUM FATO OCORRIDO QUE OBSERVOU ESPECIFICAMENTE DA CRIANÇA
Esse tipo de descrição é importante para que os pais percebam que o professor está “realmente” envolvido com seu filho.
9- TENHA UM OLHAR INTER E TRANSDISCIPLINAR
Ao escrever suas observações, tente abranger todos os campos de experiências / habilidades que se sobressaem no aluno, mas não deixe de registrar especificamente como o aluno está em relação à língua portuguesa e a matemática.
10- LEMBRE-SE QUE OS RELATÓRIOS DESCRITIVOs são DOCUMENTOs
O relatório descritivo é um documento que deve ficar na escola e faz parte do portfólio do aluno, fazendo parte do histórico escolar do aluno, por isso é importante evitar descrever nele expressões pejorativas e julgamentos.
DICA: Peça sempre para uma segunda pessoa (coordenadora ou outra professora) ler seus relatórios antes de apresentá-los à família.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Precisamos valorizar o que professores fazem em sala de aula.
O processo de escrita de um relatório descritivo do aluno não é simples. Essa análise depende de um trabalho de observação minucioso feito pelo professor diariamente.
O relatório de avaliação descritiva é o feedback muito importante apresentado aos responsáveis de alunos e existe para criar uma conexão entre o aprendizado na escola e a família do aluno, demonstrando a evolução e pontos que precisam ser trabalhados no aluno.
Essas dicas que deixei aqui podem ser usadas na escrita de relatórios para Educação Infantil e Ensino Fundamental.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Luckesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. Editora Cortez
Luckesi, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Editora Cortez
Antunes, Celso. Avaliação da aprendizagem escolar Fascículo 11. Editora Vozes
Hoffmann, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma prática bem construção da pré-escola à universidade. Editora Mediação
Hoffmann, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Editora Mediação
Proença, Maria Alice. Prática docente. Editora Panda Books
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Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram , Facebook , Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
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Olá . Muito obrigada pelas dicas . Eu estava desesperada, não conseguia andar pra frente e nem para trás. Ajudou bastante.
Tenha um ótimo domingo!!
muito obrigada por boas informações, foi a melhor que encontrei, simples e direta.
Eba! Fico muito feliz em ajudar de alguma forma! Seja sempre bem vinda 🙂
Show de dicas, gratidão pela grande ajuda.
Ah, que bom que gostou! Fico feliz em ajudar de alguma forma! Seja sempre bvem vinda aqui 🙂