Por Denise de Souza Pinto Ferreira

A consciência fonológica é a base da alfabetização.

É a capacidade de reconhecer e trabalhar com sons na linguagem falada, uma habilidade meta cognitiva, que precisa da capacidade de perceber e refletir sobre sons que falamos e entender que nossa fala pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 2

 

É a habilidade  mais difícil de ser construída na fase da alfabetizaçõ, pois envolve memória fonológica (memorizar os sons) e produção fonológica (manipular esses sons).

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

Para cada faixa etária existem algumas estratégias de brincadeiras que ajudam a criança a entender a composição sonora das palavras e a falar cada um desses sons corretamente.

Recomendo a escolha de atividades divertidas e rápidas para manter o interesse das crianças (por 5 a 10 minutos):

1• Leitura livros de rima é uma maneira maravilhosa de desenvolver a consciência fonológica.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 3

 

2• Usar blocos LEGO para criar palavras e desmontá-las.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 4

 

3• Brincar com sons: a criança se senta no meio de uma roda com os olhos vendados.

Então, um participante se levanta, para em um lugar qualquer e imitar o som de um animal em voz alta. Em seguida, a criança com olhos vendados deve apontar com o dedo de onde veio a voz.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 5

4• Montar coletivamente a letra de uma música ou poema (cada criança terá 1 palavra para colocar na ordem certa).

 

5• Cantar canções e pedir às crianças que inventem palavras que rimam ou que comecem com o mesmo som, ajuda a memorizar as letras e favorece o aprendizado dos sons das palavras.

A canção do “sapo não lava o pé” por exemplo, pode ser cantada com as vogais alternadas e depois a versão completa. Essa atividade tem uma função estratégica para a consciência fonológica!

 

6• Pegue um jogo de tabuleiro que use dados e substitua-os por cartões com figuras.

Para se movimentar pelo tabuleiro, cada jogador precisa olhar para uma figura – de um elefante, por exemplo – e dividir essa palavra em sílabas: a-be-lha.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 6

Para palavras com três sons, o jogador move três espaços; quatro sons, quatro espaços e assim por diante.

 

7• Jogar jogos de consciência fonológica em aplicativos e sites.

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 7

Para ajudar nessa construção, inclua sempre atividades de consciência fonológica nas rotinas diárias usando brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas!

 

Fique atento(a) a crianças que não gostam desse tipo de atividade, pois esse comportamento pode demonstrar sinais precoces de problemas de leitura.

Aprender a ler não é um processo natural em que a criança consiga realizar sozinha. É preciso intervenção didática sistematizada com a ajuda de professores para serem apreendidos.
A maioria das crianças desenvolve essas habilidades ao ser exposta ao ambiente repleto de linguagem, daí a importância de estimular a consciência fonológica na aprendizagem infantil, desde bem pequenos.

Gostou dessas ideias? Compartilhe conosco nos comentários!

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 8

 

QUER SABER MAIS SOBRE ALFABETIZAÇÃO?

CLIQUE AQUI PARA VER ATIVIDADES E TEXTOS SOBRE O TEMA!

Conheça a Professora Denise

7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA 9

 

Denise Ferreira é professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Atualmente, trabalha como criadora de conteúdo e curadora do Instagram Facebook  , Canal do Youtube e blog  Papo da Professora Denise onde apresenta ideias criativas para educar crianças e ajuda professores na organização e produtividade.

 

 

 

Compartilhar: