Por Professora Denise Ferreira
A consciência fonológica é a base da alfabetização.
É a capacidade de reconhecer e trabalhar com sons na linguagem falada, uma habilidade meta cognitiva, que precisa da capacidade de perceber e refletir sobre sons que falamos e entender que nossa fala pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas.
É a habilidade mais difícil de ser construída na fase da alfabetização, pois envolve memória fonológica (memorizar os sons) e produção fonológica (manipular esses sons).
7 ATIVIDADES PARA AJUDAR A CRIANÇA A CRIAR CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Para cada faixa etária existem algumas estratégias de brincadeiras que ajudam a criança a entender a composição sonora das palavras e a falar cada um desses sons corretamente.
Recomendo a escolha de atividades divertidas e rápidas para manter o interesse das crianças (por 5 a 10 minutos):
1- Leitura livros de rima é uma maneira maravilhosa de desenvolver a consciência fonológica.
2- Usar blocos LEGO para criar palavras e desmontá-las.
3- Brincar com sons: a criança se senta no meio de uma roda com os olhos vendados.
Então, um participante se levanta, para em um lugar qualquer e imitar o som de um animal em voz alta. Em seguida, a criança com olhos vendados deve apontar com o dedo de onde veio a voz.
4- Montar coletivamente a letra de uma música ou poema (cada criança terá 1 palavra para colocar na ordem certa).
5- Cantar canções e pedir às crianças que inventem palavras que rimam ou que comecem com o mesmo som, ajuda a memorizar as letras e favorece o aprendizado dos sons das palavras.
A canção do “sapo não lava o pé” por exemplo, pode ser cantada com as vogais alternadas e depois a versão completa. Essa atividade tem uma função estratégica para a consciência fonológica!
6- Pegue um jogo de tabuleiro que use dados e substitua-os por cartões com figuras.
Para se movimentar pelo tabuleiro, cada jogador precisa olhar para uma figura – de um elefante, por exemplo – e dividir essa palavra em sílabas: a-be-lha.
Para palavras com três sons, o jogador move três espaços; quatro sons, quatro espaços e assim por diante.
7- Jogar jogos de consciência fonológica em aplicativos e sites.
Para ajudar nessa construção, inclua sempre atividades de consciência fonológica nas rotinas diárias usando brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas!
Fique atento(a) a crianças que não gostam desse tipo de atividade, pois esse comportamento pode demonstrar sinais precoces de problemas de leitura.
Aprender a ler não é um processo natural em que a criança consiga realizar sozinha. É preciso intervenção didática sistematizada com a ajuda de professores para serem apreendidos.
A maioria das crianças desenvolve essas habilidades ao ser exposta ao ambiente repleto de linguagem, daí a importância de estimular a consciência fonológica na aprendizagem infantil, desde bem pequenos.
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Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
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Amei!!! Com esse direcionamento, vou montar um plano de trabalho para uma criança estrangeira.