Por Professora Denise Ferreira
Chegou a hora de introduzir o conceito de porcentagem para as crianças?
Então torne essa uma divertida, desafiadora e inesquecível atividade para ensinar como calcular porcentagem com M&M!
A proposta é fazer os alunos entenderem como transformar frações em porcentagens e decimal de forma simples e divertida e sem causar ansiedade pela matemática!
COMO CALCULAR PORCENTAGEM COM M&M
Porcentagem é um conteúdo fundamental para o nosso dia-a-dia e saber converter números na forma de fração em decimal ou para porcentagem é uma habilidade matemática básica e necessária!
Para essa atividade você precisará de:
– Impresso com a Tabela
Imprima a folha com as tabelas a serem preenchidas.
Clique no link para adquirir → Tabela para Calcular Porcentagem com M&M
– Saquinho com 45g de M&M de chocolate (pedi com antecedência para cada aluno trazer um saquinho)
– Pratos descartáveis para colocar o M&M durante sua manipulação para realizar a atividade
– Lápis preto e coloridos para escrever / pintar o impresso
ANTES DE COMEÇAR, UMA RÁPIDA REVISÃO!
A ideia é que a criança compreenda que as frações, porcentagem e números decimais são apenas maneiras diferentes de escrever os mesmos números.
Calcular porcentagem nada mais é que dividir um número por 100!
Antes de iniciar essa atividade, os alunos já devem ter trabalhado o conceito de conversão de frações em decimais.
Sugiro numa rápida revisão na lousa sobre como converter uma fração em porcentagem e em números decimais:
DICA: Se você se sentir insegura(o) com esse conteúdo pesquise na internet!
Existem muitos vídeos e sites que podem ajudar >>>Como Converter Porcentagens, Frações e Decimais
Para aprender a calcular porcentagem, existem várias estratégias como a regra de três, etc…
Gosto de introduzir com o um jeito fácil, que chamo de “Fazer a tabelinha”:
INICIANDO A BRINCADEIRA:
Com os conceitos fresquinhos em mente, chegou a hora de sistematizar e colocar em prática essa deliciosa estratégia!
- Organize a turma em duplas e faça os combinados sobre as regras para participar dessa atividade. Assim as crianças não ficam ansiosas (todos vão querer provar o confeito!!).
Explique que no final, todos irão comer os M&M! 🙂
DICA: Não se esqueça de pedir para as crianças lavarem as mãos antes da atividade, pois após manusear os M&M eles poderão comer os M&M!
- Entregue e peça que os alunos organizem o material necessário para a atividade.
- Antes de abrir o saquinho de M&M, diga que serão necessários 100 M&M para cada dupla realizar a atividade (2 saquinhos de 45 g contém 100 M&M ou mais).
HORA DE COMEÇAR!
Com os materiais organizados, faça a seguinte proposta:
1- Separe os M&M por cores
2- Pinte a coluna “COR” na tabela, de acordo com as cores dos M&M (são 6 cores)
3- Conte quantos confeitos tem de cada cor e registre na coluna “QUANTIDADE” da tabela (impresso)
4- Pinte a tabela quadriculada, de acordo com as cores e quantidades levantadas anteriormente.
5- Agora chegou a hora de fazer as conversões nas colunas “FRAÇÃO” “DECIMAL” e “PORCENTAGEM”
6- Peça que as crianças somem os valores das colunas e pergunte: “O que vocês descobriram?”
As crianças que conseguiram contar corretamente e registrar observarão que a quantidade, a fração, o número decimal e a porcentagem serão correspondentes ao inteiro, ou seja, a 100!
7- Chegou a hora de comer!!! Para finalizar, sugiro que seja elaborado com a classe um registro coletivo com as descobertas sobre essa atividade.
REFLEXÕES SOBRE ESSA ATIVIDADE
Essa atividade é uma maneira criativa e estimulante para atingir diferentes objetivos como:
– Compreender que a porcentagem é a centésima parte de uma grandeza, sendo cálculos baseados em cem unidades.
– Relacionar a porcentagem como uma maneira de representar a fração de uma quantidade.
– Compreender que podemos usar diferentes representações de uma quantidade (por ex: 25% é equivalente a 1/4 da quantidade)
– Detectar suas as facilidades e as dificuldades de aprendizagem em relação à construção do conceito de números racionais.
– Reforçar conteúdos que já foram ensinados relacionado a porcentagem.
Ao aplicar essa atividade, observei várias crianças que não conseguiram chegar ao resultado correto devido a:
- Não ter os 100 M&M, mesmo juntando com outro colega
- A criança não trouxe o M&M de chocolate, mas o de amendoim (vem só 20 confeitos no pacote)
- Falta de organização e concentração para realizar essa atividade
Mesmo que a criança não consiga chegar ao resultado, considero válido, pois só por ela vivenciar essa atividade já é uma forma de construção de conhecimentos!
Essa atividade estimula a resolução de problemas que envolvem a transformação de decimais e frações em porcentagens, sem fazer uso da “regra de três”, além de desenvolver várias habilidades como cálculo e agilidade mental, criação e utilização de estratégias pessoais.
QUEM PODE BRINCAR?
Recomendo que a Porcentagem com M&M seja aplicada com alunos partir do 5º ano do Ensino Fundamental I, que é quando a criança já construiu a noção conceitual da fração.
Com atividades como a Porcentagem com M&M, o professor motiva e estimula seus alunos através da aprendizagem de forma lúdica e prazerosa!
Compartilhe conosco o que achou desse post! Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vamos adorar ler!?
Quer mais ideias? Veja também:
Tabuada “na ponta da língua” com o Jogo Adivinha de Tabuada
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise
Olá! Adquiri este material para fazer minha regência, pois achei muito interesante pra fazer no AEE. Posso usar como referência bibliográfica?
Olá Alexsandra, que legal!
Claro que pode, será um prazer!
Olá. Que bela ideia! Vou realizar com meus alunos. Estamos na parte em que já aprenderam a transformação de frações em decimais… agora vamos para a parte da porcentagem. Obrigada por compartilhar.
Boa tarde, Denise.
Ao pesquisar conteúdo para aplicar na semana que vem para os pequenos do 5º ano, deparei com esta atividade e achei o máximo. Farei o planejamento e providenciarei os M&M, pois a escola é municipal, rs. E também são poucos alunos por lecionar na intervenção.
Gratidão por compartilhar esta ideia extremamente criativa.
Fraterno abraço.
Viviane.
Ah, fico tão feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vinda aqui!
Parabéns profª Denise! Ótimo trabalho. Eu adaptei com balas de goma, o resultado foi excelente!!
Ah que legal, boa ideia!
Obrigada por compartilhar Eliane 🙂
Professora Denise, parabéns pelo seu trabalho !!! Posso adaptar a sua tabela com feijões de cores diferentes, milho e arroz para ajudar uma colega de trabalho ?
Oi! Sim, com certeza, boa ideia!