
Por Professora Denise Ferreira
Chegou a hora de introduzir o conceito de porcentagem para as crianças? Então torne essa Uma divertida, desafiadora e inesquecível atividade para ensinar como calcular porcentagem com M&M!
A proposta é fazer os alunos entenderem como transformar frações em porcentagens e decimal de forma simples e divertida e sem causar ansiedade pela matemática!
COMO CALCULAR PORCENTAGEM COM M&M
Porcentagem é um conteúdo fundamental para o nosso dia-a-dia e saber converter números na forma de fração em decimal ou para porcentagem é uma habilidade matemática básica e necessária!
Para essa atividade você precisará de:
↪ Imprima a folha com as tabela a ser preenchida. Clique aqui para adquirir >TABELA PARA CALCULAR PORCENTAGEM COM M&M
⏩ Saquinho com 45g. de M&M de chocolate (pedi com antecedência para cada aluno trazer um saquinho)
⏩ Pratos descartáveis para colocar o M&M durante sua manipulação para realizar a atividade
⏩ Lápis preto e coloridos para escrever/ pintar o impresso
ANTES DE COMEÇAR, UMA RÁPIDA REVISÃO!
A ideia é que a criança compreenda que as frações, porcentagem e números decimais são apenas maneiras diferentes de escrever os mesmos números. Calcular porcentagem nada mais é que dividir um número por 100!
Antes de iniciar essa atividade, os alunos já devem ter trabalhado o conceito de conversão de frações em decimais. Sugiro numa rápida revisão na lousa sobre como converter uma fração em porcentagem e em números decimais:
? DICA DA PROFESSORA DENISE: Se você se sentir insegura(o) com esse conteúdo pesquise na internet! Existem muitos vídeos e sites que podem ajudar >>> Como Converter Porcentagens, Frações e Decimais
Para aprender a calcular porcentagem, existem várias estratégias como a regra de três, etc… Gosto de introduzir com o um jeito fácil, que chamo de “Fazer a tabelinha”:
INICIANDO A BRINCADEIRA:
Com os conceitos fresquinhos em mente, chegou a hora de sistematizar e colocar em prática essa deliciosa estratégia!
✅ Organize a turma em duplas e faça os combinados sobre as regras para participar dessa atividade. Assim que as crianças não ficam ansiosas ( todos vão querer provar o confeito!! ;). Explique que no final, todos irão comer os M&M! 🙂
DICA DA PROFESSORA DENISE: Peça para as crianças lavarem as mãos antes da atividade, pois após manusear os M&M eles poderão comer os M&M!
✅ Entregue e peça que os alunos organizem o material necessário para a atividade.
✅ Antes de abrir o saquinho de M&M, diga que serão necessários 100 M&M para cada dupla realizar a atividade (2 saquinhos de 45 g. contém 100 M&M ou mais).
HORA DE COMEÇAR!
Com os materiais organizados, faça a seguinte proposta:
1- Separe os M&M por cores
2- Pinte a coluna “COR” na tabela, de acordo com as cores dos M&M (são 6 cores)
3- Conte quantos confeitos tem de cada cor e registre na coluna “QUANTIDADE” da tabela (impresso)
4- Pinte a tabela quadriculada, de acordo com as cores e quantidades levantadas anteriormente.
5- Agora chegou a hora de fazer as conversões nas colunas “FRAÇÃO” “DECIMAL” e “PORCENTAGEM”
6- Peça que as crianças somem os valores das colunas e pergunte: “O que vocês descobriram?”
As crianças que conseguiram contar corretamente e registrar observarão que a quantidade, a fração, o número decimal e a porcentagem serão correspondentes ao inteiro, ou seja, a 100!
7- Chegou a hora de comer!!! Para finalizar, sugiro que seja elaborado com a classe um registro coletivo com as descobertas sobre essa atividade.
REFLEXÕES SOBRE ESSA ATIVIDADE
Essa atividade é uma maneira criativa e estimulante para atingir diferentes objetivos como:
✅ Compreender que a porcentagem é a centésima parte de uma grandeza, sendo cálculos baseados em cem unidades.
✅ Relacionar a porcentagem como uma maneira de representar a fração de uma quantidade.
✅ Compreender que podemos usar diferentes representações de uma quantidade (por ex: 25% é equivalente a 1/4 da quantidade)
✅ Detectar suas as facilidades e as dificuldades de aprendizagem em relação à construção do conceito de números racionais.
✅ Reforçar conteúdos que já foram ensinados relacionado a porcentagem.
Ao aplicar essa atividade, observei várias crianças que não conseguiram chegar ao resultado correto devido a:
- Não ter os 100 M&M, mesmo juntando com outro colega
- A criança não trouxe o M&M de chocolate, mas o de amendoim (vem só 20 confeitos no pacote)
- Falta de organização e concentração para realizar essa atividade
Mesmo que a criança não consiga chegar ao resultado, considero válido, pois só por ela vivenciar essa atividade já é uma forma de construção de conhecimentos!
Essa atividade estimula a resolução de problemas que envolvem a transformação de decimais e frações em porcentagens, sem fazer uso da “regra de três”, além de desenvolver várias habilidades como cálculo e agilidade mental, criação e utilização de estratégias pessoais.
QUEM PODE BRINCAR?
Recomendo que a Porcentagem com M&M seja aplicada com alunos partir do 5º ano do Ensino Fundamental I, que é quando a criança já construiu a noção conceitual da fração.
Com atividades como a Porcentagem com M&M, o professor motiva e estimula seus alunos através da aprendizagem de forma lúdica e prazerosa!
Compartilhe conosco o que achou desse post! Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vamos adorar ler!?
Quer mais ideias? Veja também:
Tabuada “na ponta da língua” com o Jogo Adivinha de Tabuada
Tabuada divertida com o Jogo da Velha de Tabuada
CONHEÇA A PROFESSORA DENISE!
Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e trabalha como professora do Fundamental I. Já atuou como coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores, em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.
É autora do Instagram, Facebook e blog Papo da Professora Denise. Foi indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no Prêmio Influenciadores Digitais 2017 realizado pela revista Negócios da Comunicação.
Professora Denise, parabéns pelo seu trabalho !!! Posso adaptar a sua tabela com feijões de cores diferentes, milho e arroz para ajudar uma colega de trabalho ?
Oi! Sim, com certeza, boa ideia!
Olá! Gostaria de pedir licença primeiramente, pois amanhã irei utilizar esta atividade com meus alunos.
Muito obrigada!
Claro! Fique à vontade e espero que seja tão legal quanto foi com minha turma!
Adorei sua proposta. Obrigada por compartilhar com o grupo.
Excelente trabalho, obrigada por partilhar!
Excelente material! Suas sugestões são excelentes. Parabéns pelo trabalho.
Muito obrigada pelo carinho!