Por Professora Denise Ferreira

Entender a teoria sobre o que estamos ensinando às crianças  nos auxilia nas escolhas e na riqueza das atividades que proporcionamos à elas.

Conforme avançam nos estudos escolares, a agilidade nos cálculos e a memorização da tabuada se torna cada vez mais evidente e necessária, principalmente quando as crianças do quarto e quinto ano começam a estudar números fracionários e decimais.

 

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 2

De acordo com muitos autores, o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo é mais rico se proporcionamos uma diversidade de situações onde a criança tenha que utilizá-lo.

Você já percebeu que quando fazemos “continhas de vezes”, aplicamos as propriedades da multiplicação, sem perceber?

Então, trabalhar para que a tabuada fique na ponta da língua deixa a criança fica livre para pensar e se preocupar com outros desafios na resolução de um problema.
 Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 3
Como fazer isso? Uma ideia para trabalhar esse conteúdo é promover uma discussão com as crianças sobre a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos multiplicativos.
Pensar sobre esse assunto e explorar a propriedade comutativa da multiplicação ajuda na memorização os resultados e a encontrar os cálculos que elas não sabem de cor, facilitando muito esse processo!

Compreendendo a tabuada e a sua comutatividade

A utilização de jogos é uma excelente (senão a melhor!) estratégia para ajudar nessa construção. Com jogos a compreensão se torna significativa e ajuda para que a matemática também se aprenda brincando.

Com o Jogo Adivinha de Tabuada, por exemplo, podemos trabalhar uma propriedade da multiplicação que ajuda na compreensão da tabuada, que é sua comutatividade.

 

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 4

 

A intenção desse jogo é ampliar o repertório de produtos memorizados pelas crianças para que tenham autonomia e agilidade no cálculo mental para resolver problemas.

A Propriedade Comutativa garante que em uma multiplicação, a ordem dos fatores não altera o resultado (produto), como nesse exemplo:

9 x 4 = 36

4 x 9 = 36

Quando a criança não conhece o resultado da primeira operação, mas sabe o da segunda, consegue resolver a questão rapidamente.
Apoiado nessa propriedade, encontra um “segredo” da multiplicação: basta memorizar a metade dos produtos da tabela de tabuada para saber o restante dela!

 

 

Construindo o Jogo Adivinha da Tabuada

O Jogo Adivinha da Tabuada é bastante simples para construir e jogar.

Sugiro que a própria criança o construa, pois, ao montá-lo já começa a interagir com os cálculos e vá tirando suas conclusões sobre os resultados.

Esse jogo é indicado para crianças  à partir do 4º ano (9 anos em diante).

Materiais

Os materiais impressos estão prontos e disponíveis aqui > Jogo Adivinha de Tabuada

  • Tabelas com tabuadas impressas e regra
  • Tabela de tabuada  (para tirar dúvidas – já inclusa no link acima)
  • Papel e lápis para fazer os cálculos (opcional)
  • Tesoura para recortar o impresso

Montando o jogo

O Jogo Adivinha da Tabuada contém 8 tabelas de tabuadas (com tabuadas do 2 ao 9) em folhas separadas, mais a regra e a tabela de tabuadas.

Basta seguir o passo-a-passo para montar:

1- Imprima as folhas com as tabelas com tabuadas e regra do jogo.

 

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 5

DICA:  Imprima num papel mais grosso (120g), para que o impresso não fique transparente a ponto da criança ver o resultado no avesso.

 

2- Recorte as tabelas nas linhas pontilhadas, sem destacar os retângulos (como na ilustração abaixo).

 

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 6

 

3- Dobre os retângulos do lado direito da  tabela onde foram recortados (como na ilustração abaixo).

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 7

Pronto! Agora é só jogar e aprender brincando!

 

Benefícios do Jogo Adivinha da Tabuada

O Jogo Adivinha da Tabuada ajuda a criança a ter autonomia e agilidade no cálculo mental e também contribui para:

  • Construir as tabuadas partindo de fatos numéricos já conhecidos.
  • Reconhecer propriedades/relações das tabuadas da multiplicação e generalizá-las.
  • Estabelecer relações numéricas entre produtos.
  • Calcular produtos usando as propriedades da multiplicação (comutativa, distributiva e associativa) para resolver problemas.

 

Tabuada na ponta da língua com Adivinha de Tabuada 8

 

Sugestão de leitura sobre esse conteúdo

Aritmética: Novas Perspectivas – Implicações da Teoria de Piaget, Constance Kamii , Editora Papirus

Jogos de Matemática de 1º a 5º ano,  Katia Stocco Smole; Maria Ignez Diniz; Patrícia Cândido, Editora Penso

 

Espero que tenha gostado dessa ideia. Adoraria saber sua opinião sobre ela!

Me conte o que achou nos comentários!

Se você gostou desse jogo, recomendo que veja também:

 

Tabuada divertida com o Jogo da Velha de Tabuada

Baixe GRÁTIS o Jogo Dominó da Tabuada

 

Conheça a Professora Denise

Atividade para quarentena em casa: como foi a semana? 8

 

Denise Ferreira é professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Atualmente, trabalha como blogueira, como professora do Fundamental I, e é autora do Instagram Facebook  , Canal do Youtube e blog  Papo da Professora Denise.

Compartilhar: