Por Professora Denise Ferreira

 

Uma das maiores dificuldades que um professor enfrenta no seu dia-a-dia em sala é conseguir controlar uma turma agitada.

  • Porque a turma está agitada? Quais os motivos para esse comportamento?
  • Quem são as crianças que estão na nossa sala de aula hoje?
  • O que o professor pode fazer para acalmar uma turma agitada?

Clique e assista o vídeo

Essa é uma live que fiz no Instagram, onde discutimos sobre o porque dessa agitação na sala de aula e sugiro algumas estratégias para ajudar a superar esses problema.

Como sugeri no vídeo, investigar e fazer uma anamnese da turma para saber quais estratégias usar é o primeiro passo para resolver esse problema.

Podemos considerar as competências socioemocionais como recortes das competências gerais da BNCC.

Essas competências são habilidades sociais e emocionais que impactam o comportamento, atitudes, modos de pensar e sentir (tão importantes quanto a leitura, a escrita ou o cálculo) e devem ser dominadas pelas crianças ao longo dos anos escolares.

Pesquisas demonstram que desenvolver essa competência em sala de aula promove o aumento do rendimento escolar e a diminuição de problemas de indisciplina. Precisamos buscar na teoria e em experiências de sucesso a resolução dessa situação.

 

SALA DE AULA AGITADA: PORQUE A TURMA É ASSIM? 2

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES 

No dia-a-dia da escola, constantemente nos deparamos com questões sobre como lidar com INDISCIPLINA e quais ações podemos desenvolver para resolução pacífica de CONFLITOS.

Os educadores tem como papel mostrar às crianças que elas possuem habilidades para superar os desafios da vida escolar, que errar faz parte do seu desenvolvimento e que aprender pode ser prazeroso!

Por isso, penso ser essencial que o professor esteja atento, observe seus alunos e ajude-os a superar esse medo através de atividades lúdicas e diálogos coletivos, com o objetivo de refletir, tomar consciência de si mesmo e ajudá-los a desenvolver sua autonomia e auto controle.

DICAS DE LIVROS

Durante o vídeo, apresentei 3 livros que podem auxiliar e apontar caminhos para a construção de um ambiente socioafetivo equilibrado em sala de aula. Recomendo a leitura!

SALA DE AULA AGITADA: PORQUE A TURMA É ASSIM? 3

LIVRO: Como falar para o Aluno aprender
AUTORA: Adele Faber
EDITORA: Summus Editorial

Este livro traz sugestões para os problemas de comunicação entre alunos, professores e pais.

LIVRO: Falar e escutar na sala de aula | PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS
AUTORA: Suzana Schwartz
EDITORA: Vozes

Este livro foi escrito para professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental com o intuito de provocar pensamentos críticos sobre a necessidade da sistematização de ações, incluídas no planejamento didático, que privilegiem o ensino e a aprendizagem da fala e da escuta no cotidiano da prática docente.

 

LIVRO: Como enfrentar a indisciplina na escola
Autora: Silvia Parrat-Dayan
Editora: Contexto

Como é possível que a classe se desorganize tanto? Por que não se respeita mais o professor? são algumas das perguntas que esse livro essencial para professores nos responde!

QUER SABER MAIS?

Aqui no blog tem outras ideias para ajudar a estabelecer um ambiente socioafetivo equilibrado na sala de aula. Veja também:

Dinâmica rápida e simples para unir e valorizar

MEDO DA ESCOLA: trabalhando sentimentos e autoestima

 

Gostou dessas ideias? Compartilhe aqui nos comentários sua experiência!

 Conheça a Professora Denise

SALA DE AULA AGITADA: PORQUE A TURMA É ASSIM? 4Denise Ferreira é autora do Instagram Facebook  , Canal do Youtube e blog  Papo da Professora Denise ,que somados registram quase 1 milhão de seguidores! Atualmente, trabalha como blogueira, palestrante e  professora do Ensino Fundamental I. Gosta de se definir como uma pessoa apaixonada pela arte de educar.

É formada em Pedagogia e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores. Atuou e é colaboradora em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Seu trabalho já foi indicado como um dos mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educaçãono Prêmio Influenciadores Digitais 2017 pela revista Negócios da Comunicação.

 

Compartilhar: