Por uma infância que dure a vida inteira 1


Por Carol Braga Ferraz

Criança tem que brincar todo dia. Mas férias é tempo de brincar ainda mais!

Nesta época do ano as crianças não tem horário certo para acordar, nem lição de casa para fazer. Ou seja, é tempo de usar todo o tempo livre para brincar e se divertir.

Por uma infância que dure a vida inteira

Tá certo que nem sempre é possível conciliar férias escolares com férias do trabalho, e esse período acaba sendo um “problema” para muitas famílias.

Mas o que devemos ter em mente é que as férias sempre são muito esperadas pelas crianças e mesmo não estando de férias do trabalho, este momento é uma ótima oportunidade para se conectar novamente com aquela criança que habita (ou deveria habitar) o seu corpo.

Por uma infância que dure a vida inteira 2

Que delícia lembrar o tempo em que esperávamos ansiosos pela chegada do Papai Noel e que a nossa única preocupação ao deitar depois de um dia inteiro de brincadeiras era se o dia seguinte amanheceria com um lindo sol para iluminar mais um dia de brincadeira.

Como era bom acordar e sair para a rua (muitas vezes de pé descalço) para brincar de “esconde-esconde”, “elefantinho colorido” ou “seu lobo tá pronto?”.

E de repente, como num passe de mágica, alguém nos joga um pó de pirlimpimpim e nós crescemos! E crescendo, deixamos de brincar. E assim deixamos de ser criança!

O segredo então é não parar de brincar.

Mas por que paramos? Ah já sei! Porque gente grande deve ser séria e trabalhar muito. Que pena!

Como bem escreveu Vik Muniz, “Você só é jovem uma vez, mas isto pode durar uma vida inteira”. E aqui peço licença ao poeta para trocar a palavra “jovem” por “criança”. Também somos crianças uma única vez. E isso também pode durar uma vida inteira! Só depende de nós.

Por uma infância que dure a vida inteira 3

DEIXE-SE CONTAGIAR!

Nestas férias, experimente fazer uma experiência e deixar-se contagiar pela imaginação de uma criança. Pode ser seu filho, sobrinho, filho da vizinha, não importa, tenho certeza, que assim como o pó de pirlimpimpim, essa criança te ajudará a resgatar a criança que está adormecida dentro de você!

Você pode começar ensinando às crianças as brincadeiras prediletas da sua infância, aquelas que vêm se perdendo nos tempos atuais, quando já não podemos brincar mais nas ruas.

Desta maneira, além de se divertir, você ainda vai alimentar a cultura infantil, oferecendo a possibilidade de inserir a criança na essência e na história de sua família.

Por uma infância que dure a vida inteira 4

Muitas vezes, na busca por “novidades”, acabamos deixando de lado aquilo de maior essência em nossa infância e acabamos enchendo nossas crianças de brinquedos que vão se acumulando e sendo desprezados assim que surgem novos lançamentos e novidades no mercado.

Assim, a experiência provocada pela brincadeira perde espaço para o excesso de brinquedos.

Para terminar digo que brincar é dar asas a imaginação e para que a brincadeira aconteça não é preciso marcar hora, nem lugar, é de graça e não engorda. Além disso, brincar é fonte inesgotável de prazer. E já que não há contra indicação, vamos brincar! Por uma infância que dure a vida inteira.

feliz

Boas férias e Bom divertimento!

 

Gostou dessas ideias? Compartilhe conosco nos comentários!

 

MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!Por uma infância que dure a vida inteira 2

 

Conheça a AUTORA!

Carol 2Carol Braga Ferraz é mineira de nascimento e criação, campineira por “adoção”, casada, mãe do Miguel.

É pedagoga de formação e como uma grande amiga gosta de dizer, “publicitária de coração”.

Atualmente trabalha em sala de aula com crianças da Educação Infantil e promove Encontros Brincantes na cidade de Campinas e região, com o intuito de oferecer repertório de brincadeiras de qualidade aos pais e atividades sensoriais que estimulem os sentidos das crianças de 6 meses a 6 anos, favorecendo o desenvolvimento infantil.

Seu quintal está sempre de portões abertos lá no Instagram @conversadequintal  e no Facebook @conversadequintal

 

Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Projeto Páscoa Significativa

A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela? Qual é o verdadeiro sentido da Páscoa? Confira nesse post!

Ver Mais
Ideia barata (brilhante e fácil!) de lembrancinha 4

Para marcar a primeira semana de aula, preparei essa lembrancinha fofa (e rápida) de fazer para meus alunos. Todos gostamos de receber presentes, de sermos lembrados, não é? Um presentinho, mesmo simples, quando colocamos carinho, se torna especial! Baixe grátis o molde e faça você também!

Ver Mais
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carrinho