Por Carolina Araújo

A audição é um sentido muito importante para o desenvolvimento da linguagem oral e também da escrita. E ela é muito mais do que apenas captar os sons pelos orelhas.

Depois que as orelhas recebem o som, é o cérebro quem vai processar essas informações, e a esse processo chamamos de Processamento Auditivo (Central).

Estimular a audição da criança... Por que?

Apesar das orelhas estarem prontas ao nascimento, a função da audição e suas habilidades ainda vão se desenvolver durante a infância.

E é através das experiências sonoras que a criança então aprenderá a ouvir e também desenvolver as chamadas habilidades auditivas, como:  detecção, localização e lateralização da fonte sonora, reconhecimento, discriminação, atenção e memória auditiva.

 

Estimular a audição da criança... Por que? 2


ESTIMULANDO A AUDIÇÃO DA CRIANÇA

Um distúrbio nessas habilidades pode comprometer a aquisição e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, e do próprio processo de aprendizagem escolar, por isso é tão importante prevenir e tratar adequadamente as infecções de orelha e respiratórias, pois elas causam uma privação dos estímulos e podem causar um Distúrbio do Processamento Auditivo (Central).

Em casa, os pais e pessoas que convivem com a criança, devem proporcionar um ambiente rico em estímulos e experimentação sonora, como:

– Conversar com o bebê desde antes de ele nascer,

– Conversar e dar atenção à fala das crianças,

– Ouvir o que elas têm a dizer,

– Utilizar boa articulação e entonação da voz,

– Cantar músicas,

– Realizar brincadeiras com sons e instrumentos musicais,

– Ler e contar histórias.

Estimular a audição da criança... Por que? 3

 

sintomas de distúrbios da audição

Os indivíduos que já possuem esse distúrbio podem apresentar uma ou mais manifestações comportamentais, tais como:

  • Fala muito “Hã?”, “O que?”, ou “Não entendi!”?
  • Ser distraída ou desatenta
  • Dificuldade para lembrar o que foi dito ou parece ter problemas de memória
  • Dificuldade para localizar o som
  • Dificuldade com direita e esquerda ou em seguir direções
  • Dificuldade para contar uma história, dar um recado ou seguir uma sequencia de tarefas
  • Dificuldade para entender o que está sendo falado quando em ambientes ruidoso
  • dificuldades para ler ou escrever ou outras dificuldades escolares
  • Dificuldade de compreender palavras com duplo sentido (piada)
  • dificuldade em contar um fato ou história

Nesses casos, é importante avaliar junto ao Fonoaudiólogo para esclarecer e se necessário tratar o distúrbio.

 

Compartilhe comigo o que achou desse post!

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vou adorar ler e trocar ideias!

 

MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!Estimular a audição da criança... Por que? 1

 

Conheça a AUTORA!

Carol Araújo

Carolina Araújo é Fonoaudióloga com especialização em Neuropsicopedagogia e atua em consultório realizando avaliação e tratamento de Processamento Auditivo (Central), Dislexia e Transtornos de Aprendizagem.

É autora do perfil do Instagram instagram.com/carolfonoterapia/ e do Blog carolfonoterapia.com/

 

 

Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 2

Nada melhor do que uma dinâmica para fazer uma aula diferenciada e ajudar na aprendizagem dos alunos! Atividades como essa e fazer a diferença no desenvolvimento da turma! Confira a Dinâmica da Empatia!

Ver Mais
Como comemorar o Halloween na escola 4

Neste post compartilho objetivos, brincadeiras e o porque se deve trabalhar o Halloween na escola. Se você está buscando ideias de como comemorar o Halloween na escola com atividades fáceis e pedagógicas, esse texto é para você!

Ver Mais
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carrinho