Por Professora Denise Ferreira
O final do ano letivo está se aproximando, e novembro é a reta final, um momento de correria para todos nós, professores!
Sabemos que nossos alunos não reagem da mesma forma à aprendizagem e que nem todos conseguem compreender o conteúdo da mesma maneira, por isso é importante saber como ajudar o aluno que pode repetir de ano.
Mas e quanto aos alunos que ainda estão com dificuldades e podem não passar de ano, com tão pouco tempo para o fim do ano letivo?
Como lidar com essa situação, faltando menos de 30 dias letivos para encerrar o ano?
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Essa é uma live que fiz no Youtube, onde discutimos quatro estratégias principais que aplico para ajudar os alunos que estão com dificuldades no aprendizado.
Essas, visam a melhora das chances de sucesso dos alunos que ainda não conseguiram atingir as habilidades necessárias para passar de ano e auxiliam o professor na hora da decisão da aprovação ou reprovação desse aluno.
Como sugeri na live, aplicar essas estratégias é de extrema importancia e vão ajudar o professor a entender se aquele aluno atingiu as habilidades necessárias ou se necessita de mais tempo para tal.
Identificar as necessidades, entender a situação do aluno, intensificar o apoio individualizado, realizar atividades práticas e focadas e estreitar a comunicação com os pais, responsáveis e gestão são estratégias eficientes para serem aplicadas.
plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem
Ter um plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem pode ser a chave para evitar a reprovação no fim do ano letivo.
Por isso organizei algumas estratégias práticas e simples que todo professor pode adotar, mesmo com um prazo curto!
passos para ajudar os alunos que estão com dificuldades:
Use essas estratégias para ajudar a melhorar as chances de sucesso dos alunos que ainda não atingiram as habilidades necessárias para passar de ano.
1- Identifique as necessidades e entenda a situação do aluno:
Para isso, realize uma avaliação diagnóstica para investigar as principais dificuldades do aluno e traçar um plano de recuperação.
2- Intensifique o apoio Individualizado:
– Prepare e envie tarefas específicas para ajudar na construção das habilidades.
– Ofereça aulas extras de reforço em horários alternativos, como antes ou depois das aulas regulares.
– Use a força do apoio entre colegas através da tutoria entre os próprios alunos: aqueles que compreendem melhor o conteúdo ajuda os colegas com dificuldades.
– Forneça feedback regulares sobre o progresso do aluno, destacando seus pontos fortes e apontando áreas que precisam de melhoria.
3- Atividades Práticas e focadas:
– Planeje uma revisão focada das principais áreas de dificuldade dos alunos e concentre-se na revisão desses tópicos.
– Realize atividades práticas e experimentos que permitam aos alunos aplicar o conhecimento de forma mais concreta.
– Realize avaliações formativas frequentes para monitorar o progresso dos alunos e fazer ajustes no ensino com base nos resultados.
Nesse momento use e abuse do reconhecimento! Celebrar os sucessos dos alunos, mesmo que sejam pequenos ajuda a motivá-los a continuar se esforçando.
4- Estreite a comunicação com os pais, responsáveis e gestão:
É importante manter uma comunicação aberta com a coordenação pedagógica, com os alunos e seus pais para que todos estejam cientes dos esforços e do apoio oferecidos.
Os pais precisam estar cientes do que está acontecendo com o filho na escola.
Com o mapeamento das dificuldades em mãos, marque reuniões individuais e exponha para a coordenação pedagógica, com os pais e com o próprio aluno sobre suas dificuldades.
Momento da decisão sobre promoção: APROVAR OU REPROVAR?
Nossa missão como educadores é promover o desenvolvimento dos nossos alunos.
Quando enfrentamos alunos que ainda não atingiram as habilidades necessárias, devemos lembrar que a reprovação é apenas uma das opções.
Em determinadas situações, pode ser necessária, mas não deve ser a única estratégia. Após todos os esforços, devemos tomar decisões em conjunto com a coordenação e outros professores sobre a promoção ou retenção do aluno, com base em critérios objetivos e justos, sempre priorizando o desenvolvimento do aluno.
Concluindo…
Professor, lembre-se: cada minuto conta nessa reta final do ano!
Com dedicação, planejamento e apoio, podemos ajudar nossos alunos a alcançar o sucesso.
Não desista, pois juntos podemos encerrar o ano com chave de ouro e proporcionar um aprendizado significativo para todos os nossos alunos.
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A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram, Facebook, Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.