Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 1

Por Professora Denise Ferreira

O final do ano letivo está se aproximando, e novembro é a reta final, um momento de correria para todos nós, professores!

Sabemos que nossos alunos não reagem da mesma forma à aprendizagem e que nem todos conseguem compreender o conteúdo da mesma maneira, por isso é importante saber como ajudar o aluno que pode repetir de ano.

Mas e quanto aos alunos que ainda estão com dificuldades e podem não passar de ano, com tão pouco tempo para o fim do ano letivo?

Como lidar com essa situação, faltando menos de 30 dias letivos para encerrar o ano?

CLIQUE E ASSITA O VÍDEO!

Essa é uma live que fiz no Youtube, onde discutimos quatro estratégias principais que aplico para ajudar os alunos que estão com dificuldades no aprendizado.

Essas, visam a melhora das chances de sucesso dos alunos que ainda não conseguiram atingir as habilidades necessárias para passar de ano e auxiliam o professor na hora da decisão da aprovação ou reprovação desse aluno.

Como sugeri na live, aplicar essas estratégias é de extrema importancia e vão ajudar o professor a entender se aquele aluno atingiu as habilidades necessárias ou se necessita de mais tempo para tal.

Identificar as necessidades, entender a situação do aluno, intensificar o apoio individualizado, realizar atividades práticas e focadas e estreitar a comunicação com os pais, responsáveis e gestão são estratégias eficientes para serem aplicadas.

plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem

Ter um plano de ação para alunos com dificuldades de aprendizagem pode ser a chave para evitar a reprovação no fim do ano letivo.

Por isso organizei algumas estratégias práticas e simples que todo professor pode adotar, mesmo com um prazo curto!

 

passos para ajudar os alunos que estão com dificuldades:

Use essas estratégias para ajudar a melhorar as chances de sucesso dos alunos que ainda não atingiram as habilidades necessárias para passar de ano.

1- Identifique as necessidades e entenda a situação do aluno:

Para isso, realize uma avaliação diagnóstica para investigar as principais dificuldades do aluno e traçar um plano de recuperação.

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 2

2- Intensifique o apoio Individualizado:

Prepare e envie tarefas específicas para ajudar na construção das habilidades.

Ofereça aulas extras de reforço em horários alternativos, como antes ou depois das aulas regulares.

Use a força do apoio entre colegas através da tutoria entre os próprios alunos: aqueles que compreendem melhor o conteúdo ajuda os colegas com dificuldades.

Forneça feedback regulares sobre o progresso do aluno, destacando seus pontos fortes e apontando áreas que precisam de melhoria.

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 3

3- Atividades Práticas e focadas:

Planeje uma revisão focada das principais áreas de dificuldade dos alunos e concentre-se na revisão desses tópicos.

Realize atividades práticas e experimentos que permitam aos alunos aplicar o conhecimento de forma mais concreta.

Realize avaliações formativas frequentes para monitorar o progresso dos alunos e fazer ajustes no ensino com base nos resultados.

Nesse momento use e abuse do reconhecimento!  Celebrar os sucessos dos alunos, mesmo que sejam pequenos ajuda a motivá-los a continuar se esforçando.

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 4

4- Estreite a comunicação com os pais, responsáveis e gestão:

É importante manter uma comunicação aberta com a coordenação pedagógica, com os alunos e seus pais para que todos estejam cientes dos esforços e do apoio oferecidos.

Os pais precisam estar cientes do que está acontecendo com o filho na escola.

Com o mapeamento das dificuldades em mãos, marque reuniões individuais e exponha para a coordenação pedagógica, com os pais e com o próprio aluno sobre suas dificuldades.

Sabemos que nossos alunos não reagem da mesma forma à aprendizagem e que nem todos conseguem compreender o conteúdo da mesma maneira, por isso é importante saber como ajudar o aluno que pode repetir de ano.

Momento da decisão sobre promoção: APROVAR OU REPROVAR?

Nossa missão como educadores é promover o desenvolvimento dos nossos alunos.

Quando enfrentamos alunos que ainda não atingiram as habilidades necessárias, devemos lembrar que a reprovação é apenas uma das opções.

Em determinadas situações, pode ser necessária, mas não deve ser a única estratégia. Após todos os esforços, devemos tomar decisões em conjunto com a coordenação e outros professores sobre a promoção ou retenção do aluno, com base em critérios objetivos e justos, sempre priorizando o desenvolvimento do aluno.

Concluindo…

Professor, lembre-se: cada minuto conta nessa reta final do ano!

Com dedicação, planejamento e apoio, podemos ajudar nossos alunos a alcançar o sucesso.

Não desista, pois juntos podemos encerrar o ano com chave de ouro e proporcionar um aprendizado significativo para todos os nossos alunos.

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 5


Gostou
desse conteúdo? Compartilhe comigo aqui nos comentários o que achou dessas ideias!

 

Ah, vem fazer parte da minha comunidade! Clique no LINK e entre no meu GRUPO VIP no INSTAGRAM > Canal Só Estrelas da Educação!

 

Conheça a Professora Denise!

Como ajudar o aluno que pode repetir de ano 6Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.

Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.

É autora, curadora e produtora do InstagramFacebook, Youtube e aqui do Blog  Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.

Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Como Homenagear o Coordenador Pedagógico: Dicas de Presentes e Surpresas 7

Que tal comemorar o Dia do Coordenador Pedagógico com alegria e reconhecimento?
O Dia do Coordenador Pedagógico, celebrado em 22 de agosto, é uma oportunidade especial para reconhecer e valorizar o trabalho essencial desse profissional nas escolas.
Organizei abaixo várias ideias de homenagens e presentes para reconhecer e valorizar o trabalho essencial dos coordenadores pedagógicos nas escolas.

Ver Mais
Dinâmica rápida e emocionante para reunião de pais 8

Os bons momentos são para ser recordados! A ideia dessa dinâmica é que se construa uma caixa para armazenar esses preciosos momentos. Faça também essa dinâmica na reunião de pais! Baixe grátis os impressos e veja o passo a passo nesse post!

Ver Mais
Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 9

Nada melhor do que uma dinâmica para fazer uma aula diferenciada e ajudar na aprendizagem dos alunos! Atividades como essa e fazer a diferença no desenvolvimento da turma! Confira a Dinâmica da Empatia!

Ver Mais
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carrinho