Por Professora Denise Ferreira

As cartas do tipo baralho, são um versátil recurso pedagógico que tem inúmeras aplicações para o desenvolvimento do pensamento lógico matemático da criança e pode ser usado em sala de aula para desenvolver diversas competências.

Constance Kamii,  aluna e colaboradora de Jean Piaget e uma autoridade reconhecida mundialmente na área da Educação construtivista,  sugere que criemos baralhos alternativos, confeccionados com materiais simples e fáceis de fazer, para resolver o problema do impedimento de usar o baralho comercial, que algumas pessoas que tem restrições de uso.

CONSTRUINDO UM CONJUNTO DE BARALHO PEDAGÓGICO:

 

baralho-ppd-2

1- Imprima as folhas do conjunto de cartas. Seguem os arquivos abaixo: são 2 folhas de cada cor, no total de 4 cores (arquivos feitos em planilhas do Excel):

 Clique e imprima —>> AZUL 1

Clique e imprima —>> AZUL 2

 Clique e imprima —>> VERDE 1

Clique e imprima —>> VERDE 2

Clique e imprima —>> ROSA 1

Clique e imprima —>> ROSA 2

Clique e imprima —>> AMARELO 1

Clique e imprima —>>AMARELO 2

2015-11-04 12.43.47

DICAS PARA TORNAR O CONJUNTO DE BARALHOS MAIS DURÁVEIS:

1-  Para que o conjunto de baralhos se torne mais durável, sugiro colar o sulfite impresso num papel mais grosso antes de recortar.

2- Plastifique com plástico adesivo,  fita adesiva larga transparente ou plastificadora profissional.

3- Para guardar, sugiro colocar em caixinhas plásticas ou de papel.
2015-10-28 12.22.34

Ensinar através de jogos ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Se convenientemente planejados, os jogos são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento.Nos jogos que envolvem a matemática, a criança aprende brincando, e desenvolve aspectos afetivos, cognitivos, sociais e morais. Há diversas competências trabalhadas durante os jogos, como o respeito às regras, criação de estratégias, interação e capacidade de observação, indiferente de ser um jogo matemático ou não.

>>Deixe aqui embaixo nos comentários o que você achou desse material! Boas jogadas e construções 🙂
denise-2016-01Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É formada em Pedagogia. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora do Fundamental I e autora do Instagram, Facebook e do blog www.papodaprofessoradenise.com.br .
Compartilhar: