Por Fernando Provette

Olá pessoal! Essa atividade é da série “Faça com seu filho”, que são vários posts especiais dando dicas de atividades psicomotoras para você fazer em casa com seu filhote. Nesse post trabalharemos com o rastejo, uma ótima atividade psicomotora.

Atividade: RASTEJO COM CORDA

1

Para essa atividade você vai precisar de:

1 corda (de qualquer tipo).

Como brincar:

A ideia é fazer seu filho passar debaixo de uma corda preferencialmente com o corpo todo no chão. Para isso você precisará colocar uma corda esticada com as pontas presas e estimular seu filho pra que ele vá de um lado ao outro passando por baixo. A criança deverá usar os braços e pernas pra fazer a passagem.

Para não ficar tão simples, vamos variar as formas de passar por baixo da corda. Além de passar com a barriga no chão, vamos também passar com a barriga pra cima, com as pernas passando primeiro, com a cabeça passando primeiro. Ou seja, não apenas aquele rastejo tradicional estilo jacaré. Sugiro que vocês façam em torno de 3 vezes para cada tipo de passagem. (varie como quiser).

Dependendo da idade do seu filho, ele não conseguirá entender a ideia do rastejo logo de início, provavelmente ele vai querer passar engatinhando e isso não será um problema, ok?WP76YGTS

Deixe que ele descubra novas possibilidades aos poucos. Peça para a criança imitar animais (cachorro, jacaré, cobra…) e naturalmente ele vai entendendo a ideia do rastejo.

É muito importante a participação dos pais na atividade. A criança tendo uma referência do movimento, reproduz com muito mais facilidade.

Brinque junto com seu filho, rasteje junto com ele de várias formas possíveis. Você pode fazer ao lado dele, na frente dele, com ele deitado em suas costas e por aí vai. O resultado é muito mais rápido.

Outra forma de ajudar é colocar objetos que ele gosta do outro lado pra que ele vá pegar. Ou então colocar uma mesinha e pedir pra ele levar os objetos até ela tendo que passar pela corda no meio do caminho.

“Ah! Mas eu não tenho corda”. Não tem problema, use o que tiver. Qualquer tipo de corda serve. Além disso poderá usar elástico, corda de varal, fita de cetim, bambu, madeira e por aí vai.

Espero que gostem da atividade e tenham ótimos resultados. Uma atividade bem simples mas que pra criançada é bem divertida. Em breve tem mais da série “Faça com seu filho”!

 

FerFernando Provetenando Provete é mineiro,  graduado em Educação Física e pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento. Formou-se em 2008 e seu primeiro estágio da faculdade foi com crianças. Trabalhou com aulas de natação e nessa época foi convidado para fazer um trabalho de coordenação motora com crianças. Desde então esse é seu trabalho: Personal Trainer de Crianças, trabalhando a coordenação motora infantil e psicomotricidade. Também trabalha como Personal Trainer de adultos.  É o autor do perfil do Instagram instagram.com/coordenacao_motora_infantil e Facebook

 

 

 

Compartilhar: