
Por Maria Gorete Barretto – Psicopedagoga
Muitas crianças choram ao voltar a escola depois de passar bons momentos juntinhos com seus familiares.
Sabemos que nas férias as crianças ficam livres da rotina, e até de algumas responsabilidades não é mesmo? Afinal estão de féeeeriaaaasss…
Mas, como será sua adaptação na escola? Será que ela vai chorar?
Para que esse momento seja tranquilo, preparei uma lista de dicas para que sua criança não chore e sinta feliz ao retornar a escola.
Dicas para um volta às aulas sem choro
1. Converse sobre a escola, como vai ser legal rever os coleguinhas. Se chorar não tem problema, abrace-o e diga que entende, afinal passaram muitos momentos juntinhos.
2. Comece a organizar os horários de sono, leve seu filho para dormir mas cedo, pois sabemos que com as férias, algumas crianças terminam dormindo mais tarde do que de costume.
3. No retorno a escola deixe seu filho levar o brinquedo que ele mais gosta ou até mesmo o seu paninho, assim ele terá um pouco da sua casa (família), isso trará segurança para ele.
4. Nas primeiras semanas de aula chegue mas cedo para pegá-lo na escola. Isso trará confiança.
5. Converse com seu filho sobre a escola, se mostre interessada como foi o seu dia, o que ele fez na aula, o que aprendeu. Dessa forma seu filho sentirá feliz, fortalecerá o vínculo familiar e escolar.
6. Reforce a importância dele está na escola e que você se sente muito feliz por ele estar aprendendo coisas novas, etc.
Gostou das dicas? Você já teve alguma experiência semelhante a essa?
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vou adorar ler e trocar ideias!
Maria Gorete Barretto é mãe de dois lindos filhos, apaixonada por tudo que engloba desenvolvimento infantil. É graduada em Pedagogia lacto sensu, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua pela manhã como professora do Ensino Fundamental – I, na turma do 3º ano e no contra turno trabalha com atendimento psicopedagógico clínico, com crianças com dificuldade de aprendizagem.
É autora do Instagram Instagram @psicomariagoretebarretto da página do Facebook Psicopedagoga Maria Gorete Barretto