Por Maria Gorete Barretto – Psicopedagoga

 

Muitas crianças choram ao voltar a escola depois de passar bons momentos juntinhos com seus familiares.

Sabemos que nas férias as crianças ficam livres da rotina, e até de algumas responsabilidades não é mesmo? Afinal estão de féeeeriaaaasss…

 

Foto: Pixabay

Mas, como será sua adaptação na escola? Será que ela vai chorar?

Para que esse momento seja tranquilo, preparei uma lista de dicas para que sua criança não chore e sinta feliz ao retornar a escola.

Dicas para um volta às aulas sem choro

1. Converse sobre a escola, como vai ser legal rever os coleguinhas. Se chorar não tem problema, abrace-o e diga que entende, afinal passaram muitos momentos juntinhos.

2. Comece a organizar os horários de sono, leve seu filho para dormir mas cedo, pois sabemos que com as férias, algumas crianças terminam dormindo mais tarde do que de costume.

 

Foto: Pixabay

 

3. No retorno a escola deixe seu filho levar o brinquedo que ele mais gosta ou até mesmo o seu paninho, assim ele terá um pouco da sua casa (família), isso trará  segurança para ele.

4. Nas primeiras semanas de aula chegue mas cedo para pegá-lo na escola. Isso trará confiança.

5. Converse com seu filho sobre a escola,  se mostre interessada como foi o seu dia, o que ele fez na aula, o que aprendeu. Dessa forma seu filho sentirá feliz, fortalecerá o vínculo familiar e escolar.

6. Reforce a importância dele está na escola e que você se sente muito feliz por ele estar aprendendo coisas novas, etc.

Foto: Pixabay

Gostou das dicas?  Você já teve alguma experiência semelhante a essa?

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vou adorar ler  e trocar ideias!

 

Maria Gorete Barretto é mãe de dois lindos filhos, apaixonada por tudo que engloba desenvolvimento infantil. É graduada em Pedagogia lacto sensu, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atua pela manhã como professora do Ensino Fundamental – I, na turma do 3º ano e  no contra turno trabalha com atendimento psicopedagógico clínico, com crianças com dificuldade de aprendizagem.

É autora do Instagram Instagram @psicomariagoretebarretto da página do Facebook Psicopedagoga Maria Gorete Barretto

Compartilhar: