Quatro contribuições para o desenvolvimento cognitivo artístico da criança 1

Por Danilo Silva Filho

Você já notou que pelos lugares que passamos, sem que percebamos, intuitivamente nossa memória vai registrando milhares de imagens, sons e movimentos.

Quatro contribuições essenciais para o desenvolvimento cognitivo artístico da criança 

Quatro contribuições para o desenvolvimento cognitivo artístico da criança

Contribuição nº 1:

Participação da família em ambientes artísticos (parques, museus, instalações)

Imagine uma criança em pleno processo de desenvolvimento. Pois bem, ela saboreia incansavelmente tudo aquilo que vê. Esse processo de “saboreamento” é o mesmo que de aprendizagem…

As crianças precisam desse contato; do som urbano ao rural, da arquitetura moderna à rústica, da música clássica a música popular, sem falar de Teatro, Museu, instalações artísticas e passeios pelo bairro. Tudo isso é muito simples e custa pouco para tão rico aprendizado.

Contribuição nº 2:

Possibilitar materiais

Para o psicólogo suíço Jean Piaget “Não se aprende a experimentar senão tateando por si mesmo, trabalhando ativamente, isto é, livremente e dispondo de todo o tempo”.

Sendo assim, o uso e disposição de materiais como (tinta, papeis, caixas, cartolina grande, lápis/giz, lã, etc., são essenciais nesse processo de experimentação artística para o desenvolvimento cognitivo da criança no âmbito de livre expressão.

Possibilitar é o mesmo que dar acesso e isso é primordial para PAIS e PROFESSORES refletirem, pois o ambiente de casa e o escolar devem promover e aguçar as crianças com entusiasmo à criação.

Contribuição nº 3:

Valorizar suas produções

Você acredita em si mesmo? Hum, vejamos as crianças, elas estão em um processo de formação da identidade (quem eu sou, meus desejos – gosto não gosto, cultura, família, etc.). Atualmente os adultos esperam bons resultados do que faz, as crianças também!

Imagine um trabalho de uma criança não aprovado pelos professores ou pais, como ela se sentiria? Ninguém perguntou o que ela quis dizer com a criação, ou seja, vamos direto ao julgamento… “você está suja, sujou as paredes, que desenho feio, ou já atribuem objetos/formas não expressas pela criança”.

Valorizar não é falar para a criança que tudo que ela faz está bom/bonito/maravilhoso.

Chamo a atenção para o respeito, escuta e olhar aguçado diante as criações dos “pequenos”, faça a diferença mudando seu jeito de abordar como: “– nossa vejo que você melhorou sua pintura, que tal se você preenchesse essa borda com um pouco mais de cor”. Acredite no potencial deles!

Contribuição nº 4:

Ter um espaço para o desenvolvimento artístico. A escola do seu filho (a) possui um?

Pais, professores e gestores de escola que se preocupam com a aprendizagem artística das crianças valorizam os espaços que promovem essas linguagens (artes, música, dança, festas populares, visitas a museus, etc.).

Para o psicólogo Gardner em suas diversas linguagens, nota-se a necessidade do estímulo para que cada pessoa desenvolva suas competências seja no âmbito de produções artísticas e ou matemática (exatas).

Vejamos abaixo um quadro que esclarece algumas competências para as linguagens:

2

Fonte: http://www.psiconlinews.com/wp-content/uploads/2015/05/19.jpg

Você notou a necessidade de possibilitar e valorizar os trabalhos das nossas crianças e os ambientes que elas frequentam? Pense nisso!

Partilho com entusiasmo e espero que compartilhem experiências também. Como diria meu amigo Prof. Severino Antonio: “As crianças podem se sentir como sujeito – de palavras, de ideias, de imagens”.

 

Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!

Me conte o que achou nos comentários!

 

MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!Quatro contribuições para o desenvolvimento cognitivo artístico da criança 2

Conheça O AUTOR!

Danilo (3)

Danilo Silva Filho é Professor na Rede Objetivo de Ensino e gestor no Espaço Educacional iAmplo.

É amante das Artes. Seu trabalho valoriza e incentiva a leitura. Tem formação em Pedagogia, Artes Plásticas, Filosofia e História.

Dedica-se atualmente a pesquisas no âmbito da arte contemporânea, psicopedagogia, bullying e juventude.

Contatos via e-mail danilo.sfilho@hotmail.com

 

Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Dinâmica rápida e emocionante para reunião de pais 3

Os bons momentos são para ser recordados! A ideia dessa dinâmica é que se construa uma caixa para armazenar esses preciosos momentos. Faça também essa dinâmica na reunião de pais! Baixe grátis os impressos e veja o passo a passo nesse post!

Ver Mais
Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 4

Nada melhor do que uma dinâmica para fazer uma aula diferenciada e ajudar na aprendizagem dos alunos! Atividades como essa e fazer a diferença no desenvolvimento da turma! Confira a Dinâmica da Empatia!

Ver Mais
Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Nunno
Nunno
7 anos atrás

Gostei muito desse post.
Elogiar e estimular o pensamento criativo e apontar onde a criança precisa melhorar são fundamentais para o sucesso de mentes criativas dentro da arte escolar.
Ensinar a observar e quem sabe, reproduzir o que conseguiu/lembrou de ver.
Obrigado por tão precisos compartilhamentos.

Carrinho