
Por Professora Denise Ferreira
É muito gostoso falar sobre o dia das mães com crianças, pois falar da mamãe, da pessoa que nos deu a vida é muito empolgante e envolve muita afetividade!
O Dia das Mães é uma data comemorativa criada para homenagear e demonstrar amor às mulheres que se tornaram mães e é uma ótima oportunidade de trabalhar importantes valores com os pequenos.
VALORES DE MÃE
Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço. Será mesmo?
“MÃE”: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia, força, sabedoria…
▶ Converse com os pequenos e explique que “Mãe” não é somente aquela que dá a vida, mas é aquela (ou aquele) que que cuida, que dá amor, que participa da vida dos seus filhos gerados ou criados.
DICA DA PROFESSORA DENISE: Antes de começar essas atividades é recomendável observar se entre as crianças há alguma que não mora com a mãe, que vive com a avó ou a tia, ou com o pai ou até mesmo com outras pessoas.
✅ Atividade 1 – CONTEXTUALIZANDO O TEMA
Os valores morais começam a ser formados desde que nascemos e sua construção resulta da experiência vivida pela crianças e adultos ao se relacionar com o mundo e seu pares e é da afetividade que surgem os valores através das trocas interpessoais.
Com isso em mente, começamos as atividades do dia das mães com uma roda da conversa:
- O que vocês sabem sobre o Dia das Mães (Por que existe este dia?)
- Como sua família comemora este dia?
Uma dica interessante é ler para a turma um texto explicativo ou contar para a turma a história sobre como foi criado o dia das mães e os objetivos dessa data comemorativa.
✅ Atividade 2 – RODA DE LEITURA
Após o momento inicial, passamos à leitura do texto em forma de slides do texto, que auxiliará na discussão posterior para explorar o tema do projeto:
“Mãe de todos os tipos”
↪ Clique para ver o texto >> Mães de todos os tipos – Chris Bueno
Após a leitura, sugiro que você discuta com a turma os tópicos:
▶ Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela:
- Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é a sua mãe? Por que?
- Até a pouco tempo atrás, o papel das mães era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve mudanças neste papel? Explique.
Valores como tolerância, paciência, perdão, compreensão, caráter, ética, honestidade, perseverança, amor… podem ser lembrados e comentados nesse momento.
▶ Deixe que as crianças contem suas experiências e aproveite o momento para falar de valores como respeito à figura materna; solidariedade ao trabalho que realiza em casa e fora (muitas mães tem jornada dupla ou tripla de trabalho fora de casa para ajudar a manter a família); renúncia nos momentos em que deixa de fazer ou comprar coisas para si e faz pelos filhos.
A leitura e discussão desse texto com certeza promoverá um momento super gostoso de trocas e experiências. No final dessa discussão, sugiro que feche a atividade com a seguinte pergunta:
▶ Na história e nos comentários que fizemos observamos que há vários tipos de mãe: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em comum. O que vocês acham que toda mãe tem em comum?
✅ A resposta será o “AMOR que só uma mãe tem”; amor que é capaz de até dar a própria vida para ajudar um filho!
✅ Atividade 3 – CONSTRUINDO UM PAINEL DE HOMENAGENS
Após a leitura do texto e discussão sobre os tipos de mãe, proponha a seguinte atividade:
▶ Pense sobre sua mãe e escolha uma palavra que a define melhor.
▶ Escreva essa palavra na folha e decore-a como quiser.
Materiais para montar com as crianças o painel:
- Uma folha grande de papel kraft ou tecido TNT
- Frase escrita em letras destacadas como título do mural ” Mamãe você é…”
- Palavras escritas pelas crianças que definem a mãe
▶ Coloque o painel em um lugar bem visível. Peça para as crianças convidarem a família para ver o resultado desse trabalho.
Ao trabalhar com crianças o dia das mães através da educação de valores, alcançamos importantes objetivos como:
- A criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitam à criança pensar em suas mães enquanto pessoas humanas dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas
- Damos condições para o desenvolvimento de atitudes de solidariedade e respeito às mães e demais familiares, bem como do senso crítico quanto aos seus direitos e deveres
- A conscientização da criança sobre o respeito e o valor que devemos dar à mãe, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias.
Atividades que levam à reflexão são ricas para resgatar e construir valores junto às crianças. Os professores podem ajudar nessa construção estando atentos às percepções e ações dos pequenos e exercitando uma escuta ativa para guia-los neste processo de construção.
Desenvolvi esse projeto com crianças de 10 anos, mas ele que também pode ser adaptado outras idades!
Espero que tenha gostado desse post. O que você acha sobre esse tema ? Adoraria saber sua opinião!
Me conte o que achou nos comentários! ⭐
Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:
CONHEÇA A PROFESSORA DENISE!
Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e trabalha como professora do Fundamental I. Já atuou como coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Tem experiência com formação de professores, em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.
É autora do Instagram, Facebook e blog Papo da Professora Denise. Foi indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no Prêmio Influenciadores Digitais 2017 realizado pela revista Negócios da Comunicação.
Gostei muito! Valeu
Amei!
Sou sua fã desde que a conheci no Instagran.
não faz tanto tempo assim… rsrsrs
mas acho você incrível. Quando crescer quero ser igualzinho você!!! ( mas vou ter que nascer de novo…)
Parabéns pelo trabalho lindo que desenvolve e compartilha .
Amei!