Por Professora Denise Ferreira

É muito gostoso falar sobre o dia das mães com crianças, pois falar da mamãe, da pessoa que nos deu a vida é muito empolgante e envolve muita afetividade!

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 2

O Dia das Mães é uma data comemorativa criada para homenagear e demonstrar amor às mulheres que se tornaram mães e é uma ótima oportunidade de trabalhar importantes valores com os pequenos.

VALORES DE MÃE

Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço. Será mesmo?

“MÃE”: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia, força, sabedoria…

  • Converse com os pequenos e explique que “Mãe” não é somente aquela que dá a vida, mas é aquela (ou aquele) que que cuida, que dá amor, que participa da vida dos seus filhos gerados ou criados.
Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 3

Foto Stock: Shutterstock

DICA DA PROFESSORA DENISE: Antes de começar essas atividades é recomendável observar se entre as crianças há alguma que não mora com a mãe, que vive com a avó ou a tia, ou com o pai ou até mesmo com outras pessoas.

 Atividade 1 – CONTEXTUALIZANDO O TEMA

Os valores morais começam a ser formados desde que nascemos e sua construção resulta da experiência vivida pela crianças e adultos ao se relacionar com o mundo e seu pares e é da afetividade que surgem os valores através das trocas interpessoais.

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 4

Com  isso em mente, começamos as atividades do dia das mães com uma roda da conversa:

  • O que vocês sabem sobre o Dia das Mães (Por que existe este dia?)
  • Como sua família comemora este dia?

Uma dica interessante é ler para a turma um texto explicativo ou contar para a turma a história sobre como foi criado o dia das mães e os objetivos dessa data comemorativa.

Atividade 2 – RODA DE LEITURA

Após o momento inicial, passamos à leitura do texto em forma de slides do texto, que auxiliará na discussão posterior para explorar o tema do projeto:

 “Mãe de todos os tipos”  

↪ Clique para baixar o texto >> Mães de todos os tipos – Chris Bueno

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 5

Após a leitura, sugiro que você discuta com a turma os tópicos:

Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela:

  • Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é a sua mãe? Por que?
  • Até a pouco tempo atrás, o papel das mães era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve mudanças neste papel? Explique.

Valores como tolerância, paciência, perdão, compreensão, caráter, ética, honestidade, perseverança, amor… podem ser lembrados e comentados nesse momento.

Deixe que as crianças contem suas experiências e aproveite o momento para falar de valores como respeito à figura materna; solidariedade  ao trabalho que realiza em casa e fora (muitas mães tem jornada dupla ou tripla de trabalho fora de casa para ajudar a manter a família); renúncia nos momentos em que deixa de fazer ou comprar coisas para si e faz pelos filhos.

 

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 6

Foto via theodysseyonline.com

 

A leitura e discussão desse texto com certeza promoverá um momento super gostoso de trocas e experiências. No final dessa discussão, sugiro que feche a atividade com a seguinte pergunta:

Na história e nos comentários que fizemos observamos que há vários tipos de mãe: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em comum. O que vocês acham que toda mãe tem em comum?

A resposta será o “AMOR que só uma mãe tem”; amor que é capaz de até dar a própria vida para ajudar um filho!

 

Atividade 3 – CONSTRUINDO UM PAINEL DE HOMENAGENS

Após a leitura do texto e discussão sobre os tipos de mãe, proponha a seguinte atividade:

  •  Pense sobre sua mãe e escolha uma palavra que a define melhor.
  • Escreva essa palavra na folha e decore-a como quiser.

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 7

 

Materiais para montar com as crianças o painel:

  • Uma folha grande de papel kraft ou tecido TNT
  • Frase escrita em letras destacadas como título do mural ” Mamãe você é…”
  • Palavras escritas pelas crianças que definem a mãe

Coloque o painel em um lugar bem visível. Peça para as crianças convidarem a família para ver o resultado desse trabalho.

 

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 8

 

Ao trabalhar com crianças o dia das mães através da educação de valores, alcançamos importantes objetivos como:

  • A criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitam à criança pensar em suas mães enquanto pessoas humanas dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas
  • Damos condições para o desenvolvimento de atitudes de solidariedade e respeito às mães e demais familiares, bem como do senso crítico quanto aos seus direitos e deveres
  • A conscientização da criança sobre o respeito e o valor que devemos dar à mãe, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias.

Atividades que levam à reflexão são ricas para resgatar e construir valores junto às crianças. Os professores podem ajudar nessa construção estando atentos às percepções e ações dos pequenos e exercitando uma escuta ativa para guia-los neste processo de construção.

Desenvolvi esse projeto com crianças de 10 anos, mas ele que também pode ser adaptado outras idades!

Espero que tenha gostado desse post. O que você acha sobre esse tema ? Adoraria saber sua opinião!

Me conte o que achou nos comentários! ⭐

 

 MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 9

 

Conheça a Professora Denise

Dia das Mães: atividades para trabalhar afetividade e valores 10Denise Ferreira é pedagoga, tem extensa experiência com formação de professores e como o coordenadora pedagógica. Escreveu vários artigos que estão publicados em anais de congressos de Educação na UNICAMP.

Trabalha como criadora de conteúdo,ajudando professores com inspiração e organização do trabalho pedagógico, é autora e curadora do Instagram Facebook  , Canal do Youtube e blog  Papo da Professora Denise onde conta com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes.

 

Compartilhar: