A Clínica Fonoaudiológica na linguagem escrita 1


Por Carolina Araújo

A Fonoaudiologia cuida de todos os aspectos relacionados a comunicação, seja na sua recepção (audição e leitura), compreensão (processamento auditivo e interpretação) ou na emissão (voz, fala e escrita).

A Clínica Fonoaudiológica na linguagem escrita

Muitas vezes o encaminhamento dos escolares para o Fonoaudiólogo é tardio, devido ao desconhecimento de como esse profissional pode ajudar na compreensão do tipo de problema e da extensão que ele pode apresentar nos domínios da linguagem oral e escrita.

1798312_506617556142053_5657528577640036823_n

Na avaliação fonoaudiológica de leitura e escrita temos o objetivo de investigar as diferentes habilidades de linguagem oral, escrita e metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem.

E, considerando a importância dos processos cognitivo-lingüísticos da linguagem, da escrita e da leitura, são avaliados:

  1. A linguagem oral, que é de fundamental importância para a qualidade da expressão oral e escrita;
  2. A consciência fonológica, que é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora das palavras, sendo parte importante no processo de apropriação da leitura e da escrita;
  3. A leitura e a escrita e os mecanismos que nela intervêm, incluindo o processamento visual, velocidade de pensamento, processos léxicos, semânticos, sintáticos e a compreensão do seu significado.

Por meio da avaliação é possível determinar quais as  dificuldades que o escolar possa apresentar, a fim de elaborar um perfil de suas potencialidades, intervir e estabelecer bases para a monitoração contínua de seu progresso.

Devem ser encaminhados para o Fonoaudiólogo:

  • Aqueles que apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura e/ou da escrita;
  • Os que realizam trocas na fala, ou tem dificuldades na linguagem oral;
  • Os que apresentam trocas de letras e dificuldades com a pontuação e acentuação das palavras,
  • Os com dificuldades na compreensão e interpretação de textos e nos enunciados das atividades e,
  • Dificuldades com a atenção auditiva, memória e atenção.

leitura

Convém salientar que, de acordo com os achados na avaliação, podem ser necessários encaminhamentos para outros profissionais, a fim de esclarecer um diagnóstico e para definição das condutas terapêuticas, o que é essencial para uma intervenção mais efetiva.

 

Compartilhe conosco o que achou desse post nos comentários!

Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo!

 

MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!A Clínica Fonoaudiológica na linguagem escrita 2

 

Conheça a AUTORA!

Carol Araújo

Carolina Araújo é Fonoaudióloga com especialização em Neuropsicopedagogia e atua em consultório realizando avaliação e tratamento de Processamento Auditivo (Central), Dislexia e Transtornos de Aprendizagem.

É autora do perfil do Instagram @carolfonoterapia/ e do Blog carolfonoterapia.com/

 

 

Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

4 Dicas para Ler, Brincar e Amar em Casa 3

Muitas mães querem ajudar nos estudos em casa, mas não têm instrumental teórico. Veja 4 dicas para Ler brincar de uma mãe, que não é professora e não tem especialização na área da educação, tentando ajudar na alfabetização das filhas, em casa. Um relato envolvente e cheio de criatividade de Anna Cruz.

Ver Mais
Atividade psicomotora: faça com seu filho! 4

Uma atividade de lançamento, que mesmo que feito de forma rudimentar, é uma habilidade motora muito importante pra criançada ensinada pelo Personal Trainner de crianças Fernando Provete! Vamos brincar e aprender?

Ver Mais
Uma maneira diferente de brincar de Stop 5

Já pensou em uma maneira diferente de brincar de Stop? É o que a psicopedagoga, especialista em Neuropsicologia e Desenvolvimento Infantil Michelle Costa Soares sugere nesse excelente jogo, onde se aprende a escrever brincando!

Ver Mais
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carrinho