Por Fernando Provete

Olá pessoal! Hoje vou dar mais uma ideia super simples, barata e MUITO eficaz! 

Que tal fazer em casa um material para trabalhar a coordenação motora fina?

Você vai precisar apenas de:

  • 1 lata de Nescau
  • Retalhos de tecidos
  • Palitos de dente
  • Fita isolante colorida

Imagem1

Você pode fazer como quiser, inclusive usar apenas um paliteiro, mas acho esse modelo mais interessante pra chamar atenção das crianças. Para cada palito colorido, usei dois palitos presos para o buraco ficar um pouco maior.

Uma dica legal é usar tamanhos diferentes de palitos. Pode fazer também palitos mais grossos e mais finos e fazer buracos mais largos e mais estreitos pra eles terem mais noção espacial ainda.

Capturar (2)

Essa é uma ótima atividade pra trabalhar a noção espacial, a pinça fina, a concentração e até mesmo as cores.

Minha aluna adorou esse exercício. Quando acabavam os palitos ela queria de novo. Não foi nem preciso ensinar usar. Ela foi automaticamente colocando os palitos nos furinhos e pegou direitinho com os dedos.

Alguma dúvida de que ela vai ter mais facilidade que as outras na hora de aprender escrever?

F 5

Após colocar os palitos dentro da lata, a diversão era pegar a lata e sacudir pra fazer barulho (ou seja, trabalho sensorial 2 em 1).

F6

Não deixem de fazer. É um exercício sensacional e MUITO simples!

Espero que gostem dessa super dica! 😉

 

 

FerFernando Provetenando Provete é mineiro,  graduado em Educação Física e pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento. Formou-se em 2008 e seu primeiro estágio da faculdade foi com crianças. Trabalhou com aulas de natação e nessa época foi convidado para fazer um trabalho de coordenação motora com crianças. Desde então esse é seu trabalho: Personal Trainer de crianças, trabalhando a coordenação motora infantil e psicomotricidade. Além disso, também trabalha como Personal Trainer de adultos.  É o autor do perfil do Instagram instagram.com/coordenacao_motora_infantil.

Compartilhar: