Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 1

 

Por Professora Denise Ferreira

Conheça essa dinâmica da empatia rápida e fácil de fazer!

Faço sempre e as crianças adoram, além de ajudar na composição da decoração da classe (o cartaz fica sempre lindo!).

Esta é uma atividade cooperativa que ajuda os alunos a entenderem sua importância, seu valor e a diferença de cada um e que seu trabalho contribui para o sucesso do grupo.

Nada melhor do que uma dinâmica para fazer uma aula diferenciada e ajudar na aprendizagem dos alunos!

 

dinâmica

“Você é único e não há ninguém igual a você.” (Augusto Cury)

 

▶️ Assista ao vídeo completo aqui:

 

 

 

Veja como é fácil e rápido para fazer ESSA DINÂMICA:

OBJETIVO: Formar uma flor juntando os desenhos das mãos de todos os colegas de classe

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 2

 

MATERIAIS:

  • 1 folha de sulfite 120g para cada participante
  • material para colorir (usamos lápis de cor e canetas hidrográficas)
  • 2 folhas de papel colorset escuro para o fundo
  • 1 folha de papel verde para o caule e folhas (usei colorset)
  • tesoura
  • fita adesiva
  • impresso com a frase: “Cada pessoa e única e linda, mas juntos somos uma obra prima!”

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 3

 

Passo a passo da DINÂMICA DA EMPATIA

  • Entregue 1 folha de sulfite para cada participante
  • Cada um precisa desenhar o contorno de sua mão, decorar com cores fortes e recortar.

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 4

 

Enquanto o grupo desenha, una com fita adesiva as 2 folhas de colorset pretas, fixe-a num local visível.

Recorte e cole o caule no painel de colorset preto, de maneira que sobre espaço para colar as mãos e a frase.

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 5

 

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 6

 

Depois das mãos recortadas e prontas, perguntei aos alunos: O que faremos com essas obras de arte que vocês fizeram?

Eles logo deduziram que seria para formar uma flor sobre o caule.

Convidei a turma toda para eleger a mão mais bonita da classe, que seria colada sozinha, ao lado do caule.


atividade cooperativa

 

A seguir, cada participante colou sua mão, de modo a aparecer dentre as outras e formar uma flor.


Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 7

 

Depois que terminamos as colagens, observamos nossa obra finalizada e pudemos ver as diferenças e semelhanças de cada trabalho.

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 8

 

Comparamos isso com as pessoas do grupo, cada uma do seu jeito, com suas diferenças e semelhanças.

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 9

 

Ficou uma dúvida no final: porque a mão que elegemos a “mais bonita” ficou sozinha?

A resposta é que, uma pode ser a mais bonita, mas quando juntamos todas, o trabalho ficou uma obra prima, pois unidos, quando juntamos nossas ideias e criatividade somos mais!

“Cada dia em nossa vida é único, cada pessoa em nossa vida é única, somos únicos num universo de possibilidades…” (Oscar de J. Klemz)

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 10

 

FAZENDO A DIFERENÇA

É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.

É importante lançar mão de estratégias como essa dinâmica, pois ela ajuda a divertir, refletir, aprender, apresentar e promover o conhecimento e integração da turma.

 

Dinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 11

 

Uma dinâmica de grupo pode facilitar a comunicação entre os alunos e professores, pois em sala de aula muitas vezes nos acostumamos a trabalhar de forma mecanicista.

Uma turma bem integrada, convivendo num ambiente socioafetivo equilibrado pode se tornar realidade através de atividades como essa e fazer a diferença no desenvolvimento da turma!

“Em sala de aula, devemos antes conquistar as emoções dos alunos, depois a razão” (Vygotsky)

Gostou dessa ideia? Compartilhe conosco o que achou nos comentários!

Você também pode gostar…

 

 

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas 3

 

Vem fazer parte da minha comunidade!
Clique no LINK e entre no GRUPO VIP no meu INSTAGRAM > SALA DE PROFE!

Conheça a Professora Denise!

ProfessorDinâmica da Empatia Rápida e Fácil de Fazer 12a Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduada em Gestão Escolar pela USP.

Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.

É autora, curadora e produtora do InstagramFacebook, Youtubee aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.

Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.

Compartilhar:

 

Conteúdo relacionado

 

Como organizar o planejamento do último mês letivo 13

Para ter um último bimestre super proveitoso, com foco e tranquilidade, deixei nesse post orientações valiosas de como organizar o planejamento do último mês letivo para encerrar o ano com chave de ouro!
Chegar ao fim do ano letivo com um cronograma de tarefas bem organizado reduz o estresse e traz clareza sobre o que precisa ser feito!

Ver Mais
Inscrever-se
Notificar de
75 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Andreia Maria
1 ano atrás

AMEIIIII❤️

Carrinho