
Por Fernando Provete
Que tal fazer uma excelente atividade com o objetivo de estimular os sentidos, coordenação motora fina, atenção, concentração, sem gastar dinheiro com materiais caros, tendo um ótimo resultado, gastando NADA? Essa é minha proposta para essa aula.
Estimulando os sentidos e descobrindo o mundo
A fase inicial da aprendizagem motora (0-2 anos) é uma fase de descobertas e o ideal é apresentar diferentes objetos e materiais para que as crianças possam descobrir o mundo e os sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar).
Nessa aula, usei revista e jornal pra esse objetivo. A ideia foi deixar a pequena livre pra experimentar o papel.
Folhear, rasgar, amassar, etc. Tirando o paladar, posso dizer que todos os sentidos foram estimulados com esse simples exercício.
Após isso tudo, e entreguei pra ela uma canetinha, para que ela pudesse rabiscar a vontade (incluindo a roupa, braços e EU 😉 ).
Observem como ela já tem um excelente manuseio da caneta e ótimo exercício de pinça fina.
Como a habilidade do dia era trepar/escalar, levei-a até a rede de escalada pra que ela pudesse brincar e experimentar. Também coloquei cones no alto e ela tinha que levar as bolinhas até cada um deles e colocar dentro.
Use o que você tem de bom em casa e pare de gastar dinheiro à toa! Fica a dica! 😉
Fernando Provete é mineiro, graduado em Educação Física e pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento. Formou-se em 2008 e seu primeiro estágio da faculdade foi com crianças. Trabalhou com aulas de natação e nessa época foi convidado para fazer um trabalho de coordenação motora com crianças. Desde então esse é seu trabalho: Personal Trainer de crianças, trabalhando a coordenação motora infantil e psicomotricidade. Além disso, também trabalha como Personal Trainer com adultos. É o autor do perfil do Instagram @coordenacao_motora_infantil.