Por Fernando Provete

Esse post é pra falar de uma atividade muito simples e muito fácil de fazer em casa com seu filho ou com seu paciente, a caixa tátil ou caixa sensorial.

Particularmente gosto de usá-la com crianças com menos de 3 anos de idade para exercícios sensoriais para trabalhar com a psicomotricidade fina.

Começando a brincadeira

Coloque diversos objetos dentro dessa caixa. Preferencialmente com pesos, texturas e tamanhos diferentes. O objetivo é que elas coloquem as mãos dentro, sintam os objetos, peguem e tirem de dentro. O que você irá colocar na caixa vai depender do objetivo do dia.

caixa 5

 

Uma ótima sugestão é colocar pregadores de roupa dentro da caixa e, além de pegá-los , tentar colocá-los pendurados em uma corda.

IMG-20151211-WA0007
É instantâneo o interesse das crianças tanto pela caixa em si quanto pelo que tem dentro. Elas naturalmente colocam a mão e começam pegar os objetos.

IMG-20151211-WA0005

caixa 009

Fazendo a caixa sensorial

1- Pegue uma caixa pequena. Usei minha mão como referência (mas onde está minha mão é a parte de cima, onde fica a entrada da caixa)

2- Faça um círculo e corte para fazer a entrada da caixa. (Não faça muito grande, a graça é não enxergar direito lá dentro). A minha acabou ficando maior do que eu queria

3- Use retalhos de tecidos coloridos, papéis, adesivos e etc para cobrir toda a caixa (colei com cola própria pra tecido diluída em água)

4- Cubra tudo com papel contact ou fita adesiva pra proteger, dar brilho e uma textura menos escorregadia.
CAixa 1

Espero que experimentem essa atividade e gostem. Eu tenho usado bastante em minhas aulas.

Grande abraço, Fernando Provete.

 

FerFernando Provetenando Provete é mineiro,  graduado em Educação Física e pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento. Formou-se em 2008 e seu primeiro estágio da faculdade foi com crianças. Trabalhou com aulas de natação e nessa época foi convidado para fazer um trabalho de coordenação motora com crianças. Desde então esse é seu trabalho: Personal Trainer de crianças, trabalhando a coordenação motora infantil e psicomotricidade. Além disso, também trabalha como Personal Trainer de adultos.  É o autor do  Instagram @coordenacao_motora_infantil  e Facebook Coordenação Motora Infantil  

 

Compartilhar: