Por Fernando Provete
Olá leitor, tudo bem? Que tal trabalhar a ESTRUTURAÇÃO CORPORAL de uma forma diferente e divertida?
Conhecer o próprio corpo é de grande importância na infância e deve ser trabalhada SEMPRE!!! Sabe por que? A noção corporal da criança ajuda e MUITO na alfabetização e também na comunicação que, na primeira infância é feita principalmente com o corpo.
IMG-20151109-WA0001
Para trabalhar com alunos mais novos sugiro algo mais focado na brincadeira de desenhar as mãos e os pés.
Use lápis, giz de cera, canetinhas coloridas e etc para contornar os pezinhos e mãozinhas em uma folha de papel.
IMG-20151109-WA0003
Inicialmente mostre como se faz em suas próprias mãos e depois deixe que eles descubram e tentem fazer sozinhos. Claro que ficamos todos rabiscados ao final mas isso faz parte de nossa profissão né?
Na hora de contornar os pés, cante a música “o sapo não lava o pé” que isso ajuda muito mantê-los concentrados.
WA0002
Já para trabalhar com os mais velhos, preparei essas cartilhas com desenhos dos pés e mãos em posições diferentes.A ideia é que eles imitem exatamente aquilo que estão observando. Trabalhando assim estímulos visuais além da lateralidade, concentração, habilidades finas e é CLARO, noção corporal (que é o principal objetivo).
Pra fazer essas cartilhas, procure as imagens que desejar no Google e imprima pra cortar e colar no papelão. Existem diversos tamanhos, formatos e etc. Espero que gostem da ideia. Funcionou muito bem comigo e meus alunos.
Grande abraço, Fernando Provete.

FerFernando Provetenando Provete é mineiro,  graduado em Educação Física e pós-graduação em Obesidade e Emagrecimento. Formou-se em 2008 e seu primeiro estágio da faculdade foi com crianças. Trabalhou com aulas de natação e nessa época foi convidado para fazer um trabalho de coordenação motora com crianças. Desde então esse é seu trabalho: Personal Trainer de crianças, trabalhando a coordenação motora infantil e psicomotricidade. Além disso, também trabalha como Personal Trainer com adultos.  É o autor do perfil do Instagram instagram.com/coordenacao_motora_infantil.

Compartilhar: