
Por Professora Denise Ferreira
Para prevenção da maior transmissão do coronavírus, o governo determinou que as escolas brasileiras fossem fechadas e os alunos não retornarão à escola enquanto esse estado de alerta não passar.
O envio de atividades preparadas pelo professor da turma é uma alternativa importante para MINIMIZAR as PERDAS no aprendizado.
Essas atividades a serem enviadas para casa devem ter o objetivo de reforçar o conteúdo que já foi trabalhado até agora na escola e para o preparo de habilidades a serem desenvolvidas até o final do ano letivo.
Seria importante que o professor ou escola preparasse atividades para enviar para casa.
Como enviar atividades para casa
Através da tecnologia, há várias possibilidades para essas atividades chegarem às mãos dos alunos, sem a necessidade dos responsáveis saírem de casa para buscá-las:
O professor / escola pode enviar aos responsáveis:
- Por listas de transmissão ( Telegram ou Whatsapp)
- Por e-mail
Para esse método de envio, é preciso ter os e-mails/ número do celular dos responsáveis.
Os responsáveis deverão baixar as atividades:
- Em serviços em nuvem, como Google Drive, OneDrive…
- Em aplicativos que a escola disponibilizar ou já faz uso
O professor/escola precisa informar e autorizar no aplicativo para os responsáveis pelo aluno acessar.
Clique e leia sobre como usar o Google Drive
Quais atividades enviar?
Sugiro que essas atividades cubram as principais áreas de aprendizado, respeitando o nível do aluno e assim garantir que as crianças continuem experimentando momentos de aprendizagem também em casa.
Definir claramente o trabalho a ser feito em casa pode fazer a diferença no desenvolvimento dos alunos. Se a atividade para casa for bem idealizada, as crianças podem encontrar prazer ao fazê-las, auxiliando na melhor capacidade para resolver os problemas, dentre outras habilidades.
Para os professores é um desafio pensar nessas lições de casa relevantes, principalmente, para que sejam adequadas e que realmente ajudem no aprendizado dos conteúdos programados.
DICAS DE OURO!
- Retire as atividades do material didático adotado pela escola ( livro didático, apostilas) e complemente com outras atividades.
- Estude seu planejamento anual. Veja se é possível adiantar atividades que podem ser feitas sem a assistência do professor.
- Cuidado para não enviar para casa novos conteúdos ainda não trabalhados na escola!
- Lembre-se que muitos pais sentem dificuldade em ajudar nas tarefas; prepare tarefas que podem ser feitas com ou sem a assistência dos pais ou responsáveis.
Clique abaixo e veja várias sugestões de atividades para fazer em casa:
Para ajudar, o Blog Papo da Professora Denise tem vários posts e produtos digitais que pode ser rapidamente disponibilizados para todo o Brasil.
CONHEÇA A LOJA DO BLOG!
CLIQUE aqui para ver MUITAS IDEIAS prontas para usar!
Por favor use o blog e redes sociais Papo da Professora Denise como fonte de ideias e inspiração para ajudar a suprir a falta que a escola poderá causar nos pequenos.
Compartilhe esse post com outros professores! Garanta que aqueles que precisem também recebam ideias sobre o que fazer no tempo em que as aulas estejam suspensas.
O link é:
www.papodaprofessoradenise.com.br
Conte comigo! Vamos nos unir até passar essa fase sem maiores consequências para as nossas crianças.
Gostou dessas ideias? Compartilhe conosco nos comentários!
Denise Ferreira é professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Indicada como um dos 6 mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educação, no Prêmio Influenciadores Digitais 2017 pela revista Negócios da Comunicação.
Atualmente, trabalha como blogueira, como professora do Fundamental I, e é autora do Instagram , Facebook , Canal do Youtube e blog Papo da Professora Denise.
CLIQUE E CONHEÇA A LOJA DO BLOG!
AQUI TEM MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Amei sya página professora Denise
Obrigada por seu carinho e companhia por aqui!