Por Professora Denise Ferreira

Para prevenção da maior transmissão do coronavírus, o governo determinou que as escolas brasileiras fossem fechadas e os alunos não retornarão à escola enquanto esse estado de alerta não passar.

O envio de atividades preparadas pelo professor da turma é uma alternativa importante para MINIMIZAR as PERDAS no aprendizado.

 

 

Essas atividades a serem enviadas para casa devem ter o objetivo de reforçar o conteúdo que já foi trabalhado até agora na escola e para o preparo de habilidades a serem desenvolvidas até o final do ano letivo.

Seria importante que o professor ou escola preparasse atividades para enviar para casa.

 

Como enviar atividades para casa

Através da tecnologia, há várias possibilidades para essas atividades chegarem às mãos dos alunos, sem a necessidade dos responsáveis saírem de casa para buscá-las:

 

O professor / escola pode enviar aos responsáveis:

  • Por listas de transmissão ( Telegram ou Whatsapp)
  • Por e-mail

Para esse método de envio, é preciso ter os e-mails/ número do celular dos responsáveis.

 

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

 

Os responsáveis deverão baixar as atividades:

 

  • Em serviços em nuvem, como Google Drive, OneDrive…
  • Em aplicativos que a escola disponibilizar ou já faz uso

O professor/escola precisa informar e autorizar no aplicativo para os responsáveis pelo aluno acessar.

Clique e leia sobre como usar o Google Drive

 

Quais atividades enviar?

Sugiro que essas atividades cubram as principais áreas de aprendizado, respeitando o nível do aluno e assim garantir que as crianças continuem experimentando momentos de aprendizagem também em casa.

Definir claramente o trabalho a ser feito em casa pode fazer a diferença no desenvolvimento dos alunos. Se a atividade para casa for bem idealizada, as crianças podem encontrar prazer ao fazê-las, auxiliando na melhor capacidade para resolver os problemas, dentre outras habilidades.

Para os professores é um desafio pensar nessas lições de casa relevantes, principalmente, para que sejam adequadas e que realmente ajudem no aprendizado dos conteúdos programados.

 

 

DICAS DE OURO! 

  • Retire as atividades do material didático adotado pela escola ( livro didático, apostilas) e complemente com outras atividades.
  • Estude seu planejamento anual. Veja se é possível adiantar atividades que podem ser feitas sem a assistência do professor.
  • Cuidado para não enviar para casa novos conteúdos ainda não trabalhados na escola!
  • Lembre-se que muitos pais sentem dificuldade em ajudar nas tarefas; prepare tarefas que podem ser feitas com ou sem a assistência dos pais ou responsáveis.

 

Clique abaixo e veja várias sugestões de atividades para fazer em casa:

CORONAVIRUS E ESCOLA: SOCORRENDO PROFESSORES, PAIS E ALUNOS

 

Escola sem aula e coronavírus: o que professores podem fazer?

 

Para ajudar, o Blog Papo da Professora Denise tem vários posts e produtos digitais que pode ser rapidamente disponibilizados para todo o Brasil.

CONHEÇA A LOJA DO BLOG!

CLIQUE aqui para ver MUITAS IDEIAS prontas para usar!

 

 

Por favor use o blog e redes sociais Papo da Professora Denise como fonte de ideias e inspiração para ajudar a suprir a falta que a escola poderá causar nos pequenos.

Compartilhe esse post com outros professores! Garanta que aqueles que precisem também recebam ideias sobre o que fazer no tempo em que as aulas estejam suspensas.

O link é:

www.papodaprofessoradenise.com.br

Conte comigo! Vamos nos unir até passar essa fase sem maiores consequências para as nossas crianças.

Gostou dessas ideias? Compartilhe conosco nos comentários!

 

Conheça a Professora Denise

Denise Ferreira é professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga e tem extensa experiência como coordenadora pedagógica e com formação de professores em cursos do PROEPRE do Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Indicada como um dos mais relevantes influenciadores digitais do Brasil na área de educaçãono Prêmio Influenciadores Digitais 2017 pela revista Negócios da Comunicação.

Atualmente, trabalha como blogueira, como professora do Fundamental I, e é autora do Instagram Facebook  , Canal do Youtube e blog  Papo da Professora Denise.

 

CLIQUE E CONHEÇA A LOJA DO BLOG!
AQUI TEM MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!

 

Compartilhar: