
Por Professora Denise Ferreira
CULINÁRIA DE PÁSCOA PARA FAZER NA ESCOLA!
Passo a passo dessa receita fácil e rápida!
Que tal as crianças colocarem a mão na massa e preparar uma deliciosa e simples receita de chocolate trufado, que usa somente o micro-ondas para o preparo?
Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, cada criança trouxe um ingrediente e juntos, no espírito da partilha, fizeram essa atividade culinária deliciosa!
No final as crianças ajudam a montar, dividir as porções igualmente entre todos, embalar o seu cone trufado para levar para casa e dividir com a família!
Essa é uma experiência incrível que proporcionam momentos de muita alegria, aprendizado e união!
Um verdadeiro exercício de paciência, memória e concentração!
Como fazer a receita na escola
Para fazer a ganache:
- 1 barra de chocolate meio amargo (170g)
- 1/2 lata de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó ( tipo do padre)
Para montagem do cone:
- 1 colher (sopa) de manteiga
- casquinha para sorvete
- confeitos coloridos
MODO DE PREPARO
Quebre a barra de chocolate ainda dentro da embalagem e despeje num refratário.
Acrescente o creme de leite, o leite condensado e o achocolatado em pó e misture tudo.
Leve ao micro-ondas por 2 minutos e retire para mexer por 3 vezes (total de 6 minutos no micro-ondas), até ficar com consistência de brigadeiro.
- Pegue a casquinha de sorvete e despeje o chocolate derretido dentro.
- Passe duas camadas dentro da casquinha e na borda.
- Coloque o brigadeiro dentro da casquinha e cubra com o restante do chocolate fracionado.
- Decore com confeitos coloridos.
Fiz 3 receitas para 30 crianças
Enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.
Clique aqui para baixar >> Bilhete e receita – Bombom de leite em pó – PPD
Fazer aulas de culinária na escola é uma maneira de trabalhar diversas disciplinas ao mesmo tempo, além de contribuir para o desenvolvimento de muitas habilidades e ajudam:
A desenvolver habilidades motoras e de controle de movimentos finos;
Na aquisição de noções de quantidade e medidas
No enriquecimento o vocabulário
No aperfeiçoamento das habilidades sociais e de trabalho em equipe.
No aprendizado sobre alimentação saudável e propriedades nutritivas de cada alimento
A melhorar as habilidades de organização e sequencia de ações;
Instigar o interesse das crianças pelo ato de cozinhar
Consciência acerca de riscos no preparo de alimentos
Além de todos esses benefícios, ainda podemos trabalhar a conscientização sobre desperdício de alimentos e valores como a partilha, gentileza, união, solidariedade, entre outros!
a culinária tem a vantagem de iniciar discussões sobre os mais variados temas. Professores a utilizam como estratégia para trabalhar conteúdos multidisciplinares envolvidos na grade curricular de alunos.
desconfiança das mães e pais é divulgar os benefícios da culinária para educação infantil. Isso pode ser feito nas reuniões escolares, através de tarefas e informativos.
Clique baixo para baixar a mensagem para o cartão de Páscoa:
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
A receita culinária é um texto injuntivo/instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI03) de História, que consta na BNCC.
A habilidade da BNCC abordada na atividade é do 3° ano, mas esse mesmo objetivo consta do 1° ao 5°ano. É só adaptar para o nível dos seus alunos.
EF03LP15 EF35LP18 EF03HI01 EF02GE01 EF04GE02 EF05GE01
EF03LP11 BNCC : Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Outro campo de experiência que pode ser acionado é o eu, o outro e o nós uma vez que as crianças poderão comunicar-se com os funcionários que trabalham na cozinha fazendo questionamentos sobre suas funções ou falando sobre seus sentimentos em relação à visita.
Já no campo de experiência escuta, fala, pensamento e imaginação o professor poderá trabalhar com a seleção de diferentes receitas e levar as crianças a compreenderem a estrutura textual através do levantamento de hipóteses.
A turma também poderá escolher uma das receitas para fazer
Selecione receitas simples como: salada de frutas, brigadeiro, bolo de milho de liquidificador, etc
Para traços, sons, cores e formas pediremos que cada criança escolha relembre momentos da visita e produza na parede das expressões, em tela ou mesmo em sulfite uma cena que demonstre qual foi seu sentimento com esta vivência.
a memória na execução de receitas é essencial, já que ela envolve uma sequência de ingredientes e de ações que devem ser coordenadas em busca de um resultado comum.
O mesmo ocorre em relação à paciência no preparo de alimentos. Em geral, os resultados não são imediatos e exigem tempo de cozimento ou refrigeração. Além disso, há também o desenvolvimento da concentração nas atividades culinárias, que demandam atenção e foco para acertar medidas, formas de preparo e execução de instruções.
Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!
Me conte o que achou nos comentários!
Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:
Conheça a Professora Denise!
A Professora Denise Ferreira é apaixonada pela arte de educar. É pedagoga, especialista em desenvolvimento humano pela UNICAMP e pós-graduanda em Gestão Escolar pela USP.
Tem extensa experiência como professora, coordenadora pedagógica e no trabalho de formação de professores.
É autora, curadora e produtora do Instagram , Facebook , Youtube e aqui do Blog Papo da Professora Denise, somando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais.
Nesse trabalho divulga conteúdos com ideias criativas, inspiração e ajuda para que a vida dos professores seja mais leve e produtiva.
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise