Por Anna Cruz
Todos sabemos da importância da leitura e dos seus benefícios cognitivos e emocionais: ler alarga horizontes, ler amplia vocabulário, ler informa, ler permite um momento de silêncio e conexões consigo, com o outro e com o mundo.
Qualquer pai reconhece tais ganhos, mas muitos têm dúvidas sobre como tornar o filho um leitor.
Vamos começar concordando que leitor não é apenas aquele que está alfabetizado, que percorre um texto com autonomia e plena compreensão sobre o que lê.
Leitor é também o pequeno que escuta histórias, mesmo que entre intervalos de distração, e que manuseia o livro com mãos pouco hábeis (não raramente até mesmo levando-o à boca para uma experiência de leitura completa!).
PEQUENOS LEITORES
Para que um leitor nasça é preciso – desculpem a obviedade – que haja livros.
Mas não só isso: os livros devem estar disponíveis, devem ter sido escolhidos com o mesmo cuidado com que se prepara um enxoval. Caso não possa ler sozinho, deve haver alguém que leia para o pequenino.
Mas não basta dizer frases: é importante ler com entrega, sem pressa, atentando para os diálogos, apontando ilustrações.
Para que um leitor cresça é preciso que se conheça como tal. Deve frequentar livrarias, bibliotecas, e descobrir, dentre tantas possibilidades, qual autor lhe emociona, que tipo de livro prefere, como e o que gosta de ler.
Para que um leitor sobreviva em um mundo de tempo apertado, de conteúdos limitados a número de caracteres, de tantas atrações efêmeras, deve haver paciência e persistência.
Que os pais não desistam diante das primeiras negativas, que continuem a oferecer livros como presentes maravilhosos, que leiam na frente dos filhos e que tornem o instante da leitura algo cada vez mais agradável até que se torne irresistível.
Gostou desse post?
Deixe seus comentários, dúvidas e sugestões abaixo! Vou adorar ler e trocar ideias!
MUITAS IDEIAS PRONTAS PRA USAR!
Conheça a AUTORA!
Anna Cruz é graduada em Direito, especialista em Geriatria e Gerontologia, mestre em Direitos Humanos.
Autora do livro “Vulnerabilidade humana e envelhecimento: o que temos a ver com isso”, editado pela Portal Edições, 2015.
É mãe da M.L. e da C., filha da Vera e do Orlando, da Ana Maria Machado e do Ziraldo, da Ruth Rocha e do Sidónio Muralha, da Eva Furnari e do Roald Dahl, da Silvana Rando e do Michael Ende, da Sylvia Orthof e do Ilan Brenman.
Conhecida também por “Dona Sobre”, por conta do instagram @sobreissoeaquilo
Quer receber MATERIAIS EXCLUSIVOS? Clique no LINK para entrar GRUPO VIP no TELEGRAM > t.me/papodaprofessoradenise
sensacional, a leitura é isso um apaixonar-se , aos poucos o amor aparece e não podemos deixar que ele esfrie.