Por Professora Denise Ferreira

Muita gente pensa que Páscoa é apenas um feriado muito legal no qual ganhamos ovos de chocolate, nos reunimos com a família e amigos para um belo almoço… Mas em meio a tudo isso, ficam umas questões:

Qual será o verdadeiro sentido da Páscoa?

Como trabalhar essa data na escola, sem abordar religiões e sem dar enfoque comercial a ela?

Essas perguntas são um verdadeiro desafio!

 

 

Pensando nessas questões desenvolvi esse projeto, que pode ser feito rapidinho e tem como objetivo de trabalhar o significado dessa data comemorativa, assim como os valores que fazem parte dele e assim tornar essa data significativa, e auxiliar as crianças a desenvolverem o pensamento crítico e a autonomia.


Projeto Páscoa Significativa

 

Acredito que o principal sentido da Páscoa é a união, a partilha, a amizade e solidariedade. Veja abaixo como desenvolvi esse projeto, que pode ser feito com crianças a partir de 8 anos, mas que também pode ser adaptado para os menores! 😉

 

? Atividade 1 – Pesquisa de campo: 

“O QUE SIGNIFICA A PÁSCOA PARA SUA FAMÍLIA?”

 

Começamos o projeto com  perguntas:

  • O que vocês sabem sobre a páscoa?
  • Como sua família comemora a Páscoa?

 

Para respondê-las as crianças fizeram uma pesquisa de campo com sua família, pois a Páscoa é uma data comemorativa milenar, de cunho religioso, comemorada por milhões de pessoas no mundo e cada família têm suas tradições e seu jeito para comemorá-la.

 

Foto: Mauricio Messa

 

  • Foi para casa uma tarefa para ser feita em família: uma pesquisa sobre o que significa a Páscoa para a família e como cada uma a comemora.

 

  • Cada criança e sua família deveriam seus registrar os sentimentos e pensamentos. Podiam desenhar, escrever, fazer colagens de fotos e imagens que explicassem como a família entende e comemora essa data.

 

  • Enviei uma poesia sobre a data como inspiração e para contextualizar a atividade, uma folha em branco e um bilhete explicando como fazer essa tarefa.

 

Clique aqui para baixar >>Bilhete – Pesquisa sobre a Páscoa em família

 

 

Atividade 2 – Contextualização do tema:

“O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA” 

 

Com base em vários artigos que pesquisei, descobri muitas coisas interessantes sobre a Páscoa e elaborei um texto, que lemos e discutimos com turma na escola.

 

Clique aqui para baixar o texto >>“O verdadeiro sentido da Páscoa”

 

A leitura e discussão desse texto promoveu um momento super gostoso de trocas, experiências e descobertas para toda a turma!

  • Discutimos também sobre a parte comercial da Páscoa e da quantidade de chocolate que ganham nessa data. Tinha criança que ganhava mais de 5 ovos de chocolate!

 

Foto via br.guiainfantil.com

  • Chegamos à conclusão que não precisamos ( e nem faz bem à saúde!) comer tanto chocolate. Achei super bacana o relato de uma aluna que em vez de chocolate preferia ganhar brinquedos na Páscoa. 🙂

 

Atividade 3 – Construção de um painel:

“O QUE ENTENDI SOBRE A PÁSCOA”

 

Com a tarefa feita, as crianças construíram um painel coletivo com as pesquisas que trouxeram.

  • Cada aluno apresentou o trabalho que fez com a família, descrevendo o que ele entendeu sobre os sentimentos da Páscoa.

 

 

Depois, escolheu um lugar no painel e fixou seu trabalho. Ficou lindo!

 


Toda a escola pôde apreciar os trabalhos, pois colocamos o painel em um lugar bem visível. As crianças ficaram orgulhosas de suas produções e sempre que podiam, paravam em frente ao painel e mostravam para seus colegas. 🙂

 

 

Atividade 4 – Leitura de uma história de Páscoa

“O COELHINHO QUE NÃO ERA DA PÁSCOA”

 

Atrelar uma obra literária à um projeto sempre torna o trabalho mais rico e dá às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, além de ajudar a desenvolver o prazer pela leitura e escrita.

Escolhi para nosso projeto o livro “O coelhinho que não era da Páscoa”, da renomada escritora Ruth Rocha, editado pela Editora Salamandra.

 

 

Esse livro é leve, divertido e mostra situações que valorizam a independência de pensamento e a ousadia. O personagem principal é um coelhinho que não queria ser coelho de Páscoa e escolhe outra profissão, mas nunca se esquece das pessoas que ama!

 

Através dessa leitura, pudemos discutir sobre valores e o verdadeiro sentido da Páscoa através das atitudes dos personagens.

 

>>Antes da leitura:

Etapas que fortaleceram o sentido da história:

  • Reforcei com as crianças o sentido da Páscoa que já discutimos até aqui, destacando a importância de atitudes boas que podemos ter para com os outros.
  •  Conversamos sobre as profissões e como são importantes na vida de cada um.
  •  Dei um tempo para as crianças falarem sobre as profissões de seus pais.

 

>>Depois da leitura:

Conversamos sobre a história do coelho e lancei algumas perguntas para ajudar na reflexão, sempre enfatizando os sentimentos e valores que trabalhamos no projeto:

  • O que podemos aprender com essa história?
  • Que tal fazermos como o Vivinho e fazer nossos presentes de páscoa?
  • Que tipo de presentes de páscoa podemos fazer para dar as pessoas que gostamos?

 

Atividade 5 – Culinária de Páscoa

“FAZENDO BOMBOM DE LEITE EM PÓ”

 

Animados com a história que lemos, as crianças, assim como os personagens do livro, colocaram a mão na massa e prepararam juntos uma deliciosa e simples receita de bombom, que não vai ao fogo.

Para realizar essa verdadeira experiência culinária em grupo, usando os valores que estudamos no projeto, cada criança trouxe um ingrediente e juntos fizeram os bombons.

 

 

Enviei para os pais um bilhete explicando os objetivos da atividade e solicitando o ingrediente que criança deveria trazer.

 

Clique aqui para baixar >> Bilhete e receita do “Bombom de leite em pó”

 

 

As crianças fizeram e embrulharam os bombons. Depois as crianças levaram os bombons para casa para compartilhar com a família. Ficou delicioso!

 

Foto: Juliane Silva

 

Atividade 6 – Fazendo um cartão de Páscoa

 

Para fechar com chave de ouro o Projeto Páscoa Significativa, cada criança fez um cartão para alguém que considera especial. Dobramos uma folha de sulfite 120 gramas (aquela mais durinha) e cada um fez a capa, decorou e escreveu o que quis.

Numa das faces as crianças colaram uma mensagem sobre o verdadeiro significado da Páscoa.

 

Clique aqui para baixar >> Mensagem para o cartão de Páscoa

Cada cartão ficou diferente e exclusivo. Um mimo!!

 

A Páscoa se tornou uma data extremamente comercial. Realizar projetos como esse na escola  é importante para que todas as crianças saibam o real motivo da comemoração, pensarem sobre suas escolhas e valorizem os sentimentos e pessoas com quem convivem.

 


Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!

Me conte o que achou nos comentários!

 

Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:

Dinâmica rápida e emocionante para reunião de pais

 

professora-denise-miniatura

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente trabalha como professora do Fundamental I. É autora do Instagram e Facebook Papo da Professora Denise.