Por Professora Denise Ferreira

Assopre o canudo e veja o foguetinho subir… e vai levando o astronauta, vaaai… 🙂

Super fofa e divertida essa brincadeira que usa materiais simples para fazer ginástica respiratória e desenvolver importantes funções neuromotoras!

Essa ginástica respiratória exige que a criança coordene a ação muscular e respiratória ao mesmo tempo, o que reforça a vivência do seu esquema corporal.

 

Para fazer o foguetinho você precisa de:

1 impresso do foguetinho  —>Clique aqui e imprima >>Impresso Foguetinho 🙂 

1 canudo de refrigerante com um lado flexível

½ canudo um pouco mais largo que o outro ( para se colocado dentro do outro)

Fita adesiva transparente ou colorida

Tesoura

materiais-foguetinho

Construindo o foguetinho 

Para construir é muito simples. Uma boa dica é decorar primeiro o foguetinho e só depois recortar 😉

 

pintando

  • Pinte  e enfeite o foguetinho como preferir e recorte-o.

heloise-recortando

  • Fixe o canudo mais grosso na parte de atrás do foguetinho com a fita adesiva, fechando um dos buracos, de maneira que o canudo mais fino encaixe e pare dentro dele.
  • Coloque o canudo mais fino dentro do mais grosso com o lado flexível para baixo.                                                         parte-de-tras-foguetinho
  • E está pronto pra decolar!!! É só assoprar e se divertir! Se a criança tiver dificuldade para conseguir soprar, fique perto dela para dar segurança e incentivá-la.

assoprando

 

A terapeuta Raquel Jaskulski explica que ” soprar é considerada uma habilidade motora oral importante para o desenvolvimento da fala, assim como para capacidade de mastigar e engolir os alimentos. Isso porque soprar requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbula, lábios e língua, a fim de produzir o sopro.

Muitos pais se frustram quando seus filhos não consegue brincar com bolinhas de sabão, encher uma bexiga ou quando chega os aniversários deles e não conseguem soprar a velinha. Mas saibam que essa habilidade nem sempre estará presente no primeiro ano de vida, mas no segundo ano certamente uma criança poderá soprar suas velinhas no bolo de aniversário.”

decoracaofestas.com

decoracaofestas.com

Essa “brincadeira” trabalha a área de comunicação e expressão. Através de experiências brincantes como essa, estimulamos a criança a percepção e noção sobre si mesma, a descobrir suas potencialidades e o prazer que essas pequenas conquistas proporcionam.

 

Indicação literária / referências:

Mamãe Cria e Brinca – Dicas para ensinar seu filho a soprar

Delaet, Luce. A Motricidade da Crianca Problema.  Editora Manole, 1989.

 

 

denise-2016-01Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É formada em Pedagogia. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora do Fundamental I e autora do Instagram, Facebook e do blog www.papodaprofessoradenise.com.br .

Compartilhar: