Por Professora Denise Ferreira

A reunião de pais é um ótimo momento para o engajamento entre a família e a escola. Para esse encontro especial, nada como uma boa dinâmica que ajude nessa integração e que possa ser feita de maneira que não tome muito o tempo.

 

Dinâmica: Caixa dos Momentos Preciosos

 

Os bons momentos são para ser recordados, principalmente quando são de alegria! A ideia dessa atividade é que se construa uma caixa para armazenar esses preciosos momentos.

O objetivo é ajudar a família a registrar e se lembrar dos momentos de amor e alegria que estão vivendo juntos, afinal, tudo passa tão rápido!

 

Foto huffingtonpost.com

Organizando os materiais (antes do dia da reunião)

 

  • Peça como tarefa alguns dias antes, que cada crianças traga de casa uma caixa (de sapatos ou outra similar) para um trabalho que farão na escola.

 

 

  • Imprima a frase para as crianças ilustrarem na escola. Disponibilize papéis coloridos para servirem como moldura dessa ilustração.

Clique aqui para imprimir o arquivo em PDF >> O que meus pais tem de melhor

 

  • Imprima a frase para os pais, que deverá ser ilustrada em casa, de preferência sem que as crianças vejam. Também separe papéis coloridos para servirem como moldura da ilustração, para os pais que desejarem.

Clique aqui para imprimir o arquivo em PDF >> O que meu filho tem de melhor

 

  • Imprima o bilhete com as instruções de como continuar a dinâmica em casa.

Clique aqui para imprimir o arquivo em PDF >> Bilhete Caixa dos momentos preciosos

 

Impressos para a dinâmica

Começando a dinâmica:

 

No dia anterior, comece a atividade explicando para as crianças que você fará uma dinâmica para os pais na reunião. Para ajudar a criar um “clima”, você pode colocar um fundo musical com músicas que falem sobre pais e filhos.

Entregue para as crianças o impresso com a frase “O que meus pais tem de melhor…”   Comece você mesmo fazendo um relato sobre o que admira e aprendeu com seus pais… Depois, estimule-as a relatar aos colegas o que admiram nos pais.

 

Dê um tempo para que os pequenos coloquem seus sentimentos, palavras, desenhos…no papel e deixe-os decorar o seu trabalho como desejarem. Com certeza serão lindos trabalhos!

 

No dia da reunião:

 

1- Coloque as frases previamente preparadas pelas crianças na lousa (ou em mural bem visível) e as caixas que trouxeram perto, para que no decorrer da reunião desperte a curiosidade dos pais.

 

2- No momento da reunião que escolher para essa dinâmica (sugiro deixar para o final), peça aos pais observem os trabalhos e tentem identificar qual o desenho da exposição é de seu filho/filha (de longe poderá ser difícil… 😉

 

3- Peça aos pais que peguem a caixa e o desenho que seu filho/filha deixou para eles. Será um momento bem emocionante!

 

 

4- Conte aos pais como foi a criação desse trabalho com as crianças e os valores que você trabalhos com eles durante a atividade. Explique porque a caixa foi pedida: para que juntos a família crie uma caixa onde pudesse depositar registros de momentos felizes que viveram juntos!

 

 

5- Entregue o bilhete impresso com as instruções de como continuar a dinâmica em casa e diga que o primeiro registro a ser colocado na caixa pode ser esse desenho que os filhos deixaram pra eles.

 

6- Entregue aos pais o impresso com a frase “O que meu filho/filha tem de melhor…” e uma folha colorida ( para quem desejar) e peça que também façam um trabalho semelhante ao do filho/filha, em casa.

 

  • Combine com os pais uma data para o envio desse trabalho, e se possível, o envie pra você em um envelope fechado.

 

7- Quando todos os trabalhos estiverem na escola, faça uma exposição surpresa aos seus alunos. Se possível, deixe os trabalhos expostos por alguns dias e depois devolva aos pais.

 

Espero que essa atividade proporcione muita alegria e amor à seus alunos e famílias!

 

Gostou dessa ideia? Compartilhe conosco nos comentários! Quer mais ideias para usar na escola? Veja também:

 

Aprenda brincando com o ditado estourado

Aprenda brincando com o Ditado Estourado

 

 Lembrancinha fofa (e rápida) para o início das aulas

Lembrancinha fofa (e rápida) para o início das aulas

7 dinâmicas rápidas para o inicio das aulas

 

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas

 

 

 

professora-denise-miniatura

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente trabalha como professora do Fundamental I. É autora do Instagram e Facebook Papo da Professora Denise.

Compartilhar: