Por Professora Denise Ferreira

O Dia das Mães é uma data comemorativa criada para homenagear e demonstrar amor às mulheres que se tornaram mães.

É muito gostoso falar sobre essa data comemorativa com crianças, pois falar da mamãe, a pessoa que nos deu a vida é muito empolgante!

▶ Antes de começar essas atividades é recomendável observar se entre as crianças há alguma que não mora com a mãe, que vive com a avó ou a tia, ou com o pai ou até mesmo com outras pessoas.

▶ Converse com os pequenos e explique que “Mãe” não é somente aquela que dá a vida, mas é aquela (ou aquele) que que cuida, que dá amor, que participa da vida dos seus filhos gerados ou criados.

 

Foto Stock: Shutterstock

 

Os valores de uma mãe

Dizem que mãe é tudo igual, só muda de endereço. Será mesmo?

“Mãe” – uma palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia, força, sabedoria…

 

 💟  Atividade 1 – Contextualização do tema:

Os valores morais começam a ser formados desde que nascemos e sua construção resulta da experiência vivida pela crianças e adultos ao se relacionar com o mundo e seu pares e é da afetividade que surgem os valores através das trocas interpessoais.

Com  isso em mente, começamos as atividades do dia das mães com uma roda da conversa:

  • O que vocês sabem sobre o Dia das Mães (Por que existe este dia?)
  • Como sua família comemora este dia?

Uma dica interessante é ler para a turma um texto explicativo ou contar para a turma a história sobre como foi criado o dia das mães e os objetivos dessa data comemorativa.

 

 💟  Atividade 2 – Roda da leitura

 

Após o momento inicial, passamos à leitura do texto em forma de slides do texto, que auxiliará na discussão posterior para explorar o tema do projeto:

 

 “Mãe de todos os tipos” – Texto de Chris Bueno

↪ Clique aqui para ver o texto >> Mães de todos os tipos – Chris Bueno

 

 

Após a leitura, abra uma discussão com a turma:

▶ Toda mãe é mãezona, mas cada uma tem um jeitinho só dela:

  • Brava, ciumenta, carinhosa, amiga ou grudenta… De que tipo é a sua mãe? Por que?
  • Até a pouco tempo atrás, o papel das mães era basicamente cuidar da casa e dos filhos. Você acha que atualmente houve mudanças neste papel? Explique.

 

▶ Deixe que as crianças contem suas experiências e aproveite o momento para falar de valores como respeito à figura materna; solidariedade  ao trabalho que realiza em casa e fora (muitas mães tem jornada dupla ou tripla de trabalho fora de casa para ajudar a manter a família); renúncia nos momentos em que deixa de fazer ou comprar coisas para si e faz pelos filhos.

 

Foto via theodysseyonline.com

 

Outros valores como tolerância, paciência, perdão, compreensão, caráter, ética, honestidade, perseverança, amor… podem ser lembrados e comentados nesse momento.

 

A leitura e discussão desse texto com certeza promoverá um momento super gostoso de trocas e experiências. No final dessa discussão, sugiro que feche a atividade com a seguinte pergunta:

 

▶  Na história e nos comentários que fizemos observamos que há vários tipos de mãe: brava, boazinha, engraçada, moderna, mas todas tinham uma coisa em comum. O que vocês acham que toda mãe tem em comum?

 

💖 A resposta será o “AMOR que só uma mãe tem”; amor que é capaz de até dar a própria vida para ajudar um filho!

 

Foto via justrealmoms.com.br

 

 💟 Atividade 3 – Construindo um painel para homenagear a mamãe

 

Após a leitura do texto e discussão sobre os tipos de mãe, proponha a seguinte atividade:

 

▶  Pense sobre sua mãe e escolha uma palavra que a define melhor.

▶ Escreva essa palavra na folha e decore-a como quiser.

 

Materiais para montar com as crianças o painel:

  • Uma folha grande de papel kraft ou tecido TNT
  • Frase escrita em letras destacadas como título do mural ” Mamãe você é…”
  • Palavras escritas pelas crianças que definem a mãe

 

▶ Coloque o painel em um lugar bem visível. Peça para as crianças convidarem a família para ver o resultado desse trabalho.

 

Ao trabalhar com crianças o dia das mães através da educação de valores, alcançamos importantes objetivos como:

🔹 A criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitam à criança pensar em suas mães enquanto pessoas humanas dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas

🔹 Damos condições para o desenvolvimento de atitudes de solidariedade e respeito às mães e demais familiares, bem como do senso crítico quanto aos seus direitos e deveres

🔹 A conscientização da criança sobre o respeito e o valor que devemos dar à mãe, não somente na data de sua homenagem, mas todos os dias.

 

💟 Trilha musical para o Dia das Mães:

Durante o desenvolvimento de atividades como essas, gosto de ter sempre uma trilha musical especial! A música é poderosa para transmitir sentimentos e inspiração. Sempre uso música como fio condutor em minhas aulas.

Organizei abaixo uma seleção de canções que falam de mãe e de amor para embalar as crianças durante as atividades.

Se quiser pode aproveitá-las para colocar num CD, preparar uma caprichada playlist para tocar para a criançada  na hora das atividades ou para levarem para casa e ouvir com  mamãe. Também dá para escolher alguma e fazer uma apresentação para o Dia das Mães na escola!

 

Mãe – Turma do Printy

Mamãe – Yasmin Verissimo

Mãe,exemplo de mulher – Eyshila e Liz Lanne

Coração de Mãe – Aline Barros

Minha Mãe – A Turma do Balão Mágico

Adriana Calcanhotto – Fico Assim Sem Você

Ivete Sangalo – Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim

Roberto Carlos – Como é Grande o Meu Amor Por Você

 

Atividades que levam à reflexão são ricas para resgatar e construir valores junto às crianças. Os professores podem ajudar nessa construção estando atentos às percepções e ações dos pequenos e exercitando uma escuta ativa para guia-los neste processo de construção.

Desenvolvi esse projeto com crianças de 10 anos, mas ele que também pode ser adaptado outras idades!

 

Espero que tenha gostado desse post. Adoraria saber sua opinião sobre ele!

Me conte o que achou nos comentários! ⭐
Quer mais ideias para suas aulas? Veja também:

Dinâmica rápida e emocionante para reunião de pais

 

professora-denise-miniatura

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente trabalha como professora do Fundamental I. É autora do Instagram e Facebook Papo da Professora Denise.