Por Carol Braga

Sempre que me perguntavam quando eu ia colocar meu filho Miguel na escola e eu respondia, brincando: “Apenas quando ele souber falar, para que ele me conte tudo o que aconteceu por lá”. Doce ilusão.

Claro que esse deve ser o sonho de toda mãe: saber exatamente o que acontece naquele lugar onde o filho passa grande parte do seu tempo. Mas quem tem filhos falantes em idade escolar, deve saber muito bem, que quase nunca (para a nossa tristeza) eles relatam fatos ocorridos na escola assim, com tanta facilidade. Sou Professora de Educação Infantil e uma das coisas que eu mais escuto dos pais é  justamente isso. Eles querem saber como foi o dia na escola e sempre perguntam, empolgados: “então, filho, como foi a escola hoje?”. E recebem uma resposta do tipo “legal” ou “tudo bem”, que não diz muita coisa e mata qualquer pai de curiosidade, não é mesmo?

20151201035525

E como eu sei que os pais querem saber bastante coisa, ou pelo menos ouvir uma frase completa, decidi compartilhar com vocês uma lista que encontrei na internet (e que achei o máximo!) sobre perguntas mais estimulantes (do que simplesmente “como foi a escola hoje”) para fazer aos filhos sobre a escola. As perguntas podem não parecer perfeitas, mas cada família pode adaptá-las conforme sua realidade. Acredito que algumas até podem render boas conversas e respostas hilárias. E o que é melhor: podem ajudar a entender melhor como os nossos filhos pensam e sentem sobre a experiência de ir para a escola.

1n

Perguntas como a do “alienígena” deixam a criança expressar, de forma não-ameaçadora, quem ela preferia não ter na classe e, assim, abre o caminho para um diálogo sobre o porquê desse sentimento, possivelmente revelando questões das quais você não fazia ideia antes.

E claro que não precisamos fazer todas as perguntas num mesmo dia. Ninguém aqui quer fazer um interrogatório com as crianças. Vá escolhendo perguntas aleatórias e mantenha a conexão com seus filhos durante todo o ano. Estou certa de que as respostas trarão muitas surpresas! Espero que agradáveis!

m-criancas

Reafirmo que essa lista NÃO é de minha autoria. Eu a encontrei na internet e infelizmente não sei quem é o autor para dar seus devidos créditos. Só sei que achei um barato e coisa boa a gente compartilha, né!?

E quem já tem filhos em idade escolar por aí e quiser testar, depois volte aqui pra contar pra gente!

  1. Qual foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje? (Qual foi a pior coisa que aconteceu na escola hoje?)2. Me conte sobre alguma coisa que te fez rir hoje.3. Se pudesse escolher, do lado de quem gostaria de se sentar na classe? (Ao lado de quem NÃO gostaria de se sentar? Por quê?)4. Qual é o lugar mais legal da escola?5. Me diga uma palavra esquisita que você ouviu hoje. (Ou uma coisa estranha que alguém disse hoje.)6. Se eu ligasse para a sua professora hoje à noite, o que ela me diria sobre você?7. Como você ajudou alguém hoje?

    8. Como alguém lhe ajudou hoje?

    9. Me diga uma coisa que você aprendeu hoje.

    10. Em que momento você se sentiu mais feliz hoje?

    11. Quando ficou com tédio hoje?

    12. Se uma espaçonave alienígena chegasse para abduzir alguém da sua sala, quem você gostaria que ela levasse?

    13. Com quem você gostaria de brincar no recreio e nunca brincou?

    14. Conte uma coisa boa que aconteceu hoje.

    15. Que palavra a professora mais falou hoje?

    16. O que você acha que deveria fazer/aprender mais na escola?

    17. O que você acha que deveria fazer/aprender menos na escola?

    18. Com quem você poderia ser mais legal na sua classe?

    19. Onde você mais gosta de brincar no recreio?

    20. Quem é a pessoa mais engraçada na sua classe? E por que ele/ela é tão engraçado(a)?

    21. Do que você mais gostou na hora do almoço (ou lanche)?

    22. Se você fosse o professor/professora amanhã, o que você faria?

    23. Tem alguém na sua classe que precisa ficar de castigo?

    24. Se você pudesse trocar de lugar com alguém na classe, com quem trocaria? Por quê?

    25. Me conte sobre três vezes diferentes em que você usou o seu lápis hoje na escola.

Carol 2Carol Braga Ferraz é mineira de nascimento e criação, campineira por “adoção”, casada, mãe do Miguel. É pedagoga de formação e como uma grande amiga gosta de dizer, “publicitária de coração”. Atualmente trabalha em sala de aula com crianças da Educação Infantil e promove Encontros Brincantes na cidade de Campinas e região, com o intuito de oferecer repertório de brincadeiras de qualidade aos pais e atividades sensoriais que estimulem os sentidos das crianças de 6 meses a 6 anos, favorecendo o desenvolvimento infantil. Seu quintal está sempre de portões abertos lá no  instagram.com/conversadequintal/   e no  facebook.com/conversadequintal/

Compartilhar: