Por Professora Denise Ferreira

Especial “Voltas às aulas bem planejadas”

O início das aulas é um momento esperado e especial. São dias de novidades e reencontros!

Levam alguns dias para criar uma dinâmica e ritmo. Pensando nessa fase de adaptação à rotina escolar, é importante receber bem os alunos novos e antigos com atividades que animem e ajudem na integração da turma.

 

chegada-na-escola

Imagem: Google

 

Neste post organizei uma seleção de dinâmicas que fui criando, pesquisando e que testei com várias turmas e que foram sucesso com a criançada!

 

7 dinâmicas rápidas para o início das aulas:

 

1- NÃO DEIXE O BALÃO CAIR

Esse é um jogo cooperativo que ajuda os alunos a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo.

 

brincando-com-bexiga

Imagem: Google

 

OBJETIVO: Manter os balões no ar o maior tempo possível

MATERIAL:  Balões coloridos (uma bexiga para cada cinco alunos)

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos

COMO FAZER:

  • Antes de começar a brincadeira, leia as regras com o grupo;
  • A um sinal, os alunos começam a jogar bexigas cheias para que o grupo as mantenha no ar;
  • O professor começa a retirar aleatoriamente um aluno da brincadeira, até que não restem crianças suficientes que consigam manter as bexigas no ar;
  • Terminar a brincadeira pedindo para que sentem em circulo e discutam o que aprenderam e entenderam com essa atividade.

 

 2- STOP DO NOME

OBJETIVO: Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade, promover aproximação entre os colegas, ou entre eles e alunos novos.

MATERIAL:  Fichas ou crachás com os nomes das crianças participantes e uma caixa para colocar os crachás

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos

COMO FAZER:

  • Colocar todos os crachás em uma caixa;
  • As crianças sentam na roda e a professora fica com um apito;
  • A caixa vai passando e quando ouvir o apito, o aluno abre a caixa e pega uma ficha/crachá e diz alguma qualidade do colega escolhido pelo nome para os outros adivinharem quem é.

 

 3- DA BAGUNÇA À ORDEM

Essa brincadeira ajuda as crianças perceberem como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

 

olhares-de-criança

Imagem: Google

 

 OBJETIVO:  Perceber a necessidade da organização e ordem para o bom desempenho das atividades em grupo.

TEMPO APROXIMADO: 10 minutos

MATERIAL: nenhum

O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

COMO FAZER:

  • Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
  • Depois, pedir a um aluno que cante a música dele para a classe.
  • Como conclusão o professor levanta com as crianças como se sentiram quando rodos falaram juntos e quando uma só criança falou/cantou e outras situações vividas onde a organização é essencial.

 

 4- BOM OU RUIM?

 OBJETIVO: expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica.

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos

MATERIAL: nenhum

COMO FAZER:

  • Em círculo, o iniciante da brincadeira, deve sempre inventar uma frase que comece “foi bom”…
  • O segundo deve completá-la, afirmando “ mas foi ruim”…
  • O terceiro dirá “ mas foi bom”, e assim por diante.

Exemplo de frases:

– Foi bom, o Pedro ganhou um cachorro do tio.

– Mas foi ruim porque o cachorro só come e não brinca.

– Mas foi bom porque o Pedro conseguiu ensinar esse cachorro.

– Mas foi ruim porque o cachorro fugiu…

Imagem: childteaching.com

 

 5 – DINÂMICA DO NÓ

Essa dinâmica ajuda a estimular o raciocínio e o trabalho em equipe

OBJETIVO: Desmanchar um nó feito com pessoas.

MATERIAL: Nenhum.

COMO FAZER:

  • Todos os participantes formam um círculo dando as mãos.
  • Cada um verifica quem está à sua direita e à sua esquerda. Isto é muito importante, pois pode haver confusão depois, portanto, peça que cada um fale alto pra si e para os outros: “João está à minha direita e Ana, à minha esquerda”, etc.
  • Ao sinal da professora, os alunos soltam as mãos e caminham pelo espaço ao som da música, aleatoriamente, até ouvirem um sinal (palma ou assovio).
  • Ao ouvir o sinal, todos devem param EXATAMENTE ONDE ESTÃO.
  • Agora, sem sair de suas posições, deverão dar sua mão direita para quem estava à sua direita e sua mão esquerda para quem estava à esquerda.
  • Fazendo isso, vai se formar um nó de pessoas, e deverá ser desfeito, voltando o círculo à posição inicial, sem que ninguém solte as mãos.

 

6 – RECEBENDO ELOGIOS

 

dinamica-do-elogio

Imagem: Professora Denise Ferreira

 


OBJETIVO: 
trabalhar os sentimentos e como é bom receber elogios das pessoas

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos

MATERIAL:  uma folha, caneta hidrocor e um pedaço de fita crepe para cada participante

COMO FAZER:

  • Cada criança cola uma folha nas costas com fita crepe e fica com uma caneta nas mãos
  • Ao som da música andam pelo espaço
  • Quando a música para, escrever uma palavra de elogio/qualidade nas costas de um colega que estiver mais próximo
  • Depois de algumas vezes, o professor para a brincadeira e pede que os alunos retirem o papel das costas e leiam o que os colegas escreveram sobre ele.

 

desejos-de-boas-vindas

Imagem: Professora Denise Ferreira

 

Depois de terminada essa brincadeira, essa turma fez um painel com as anotações. Foi muito legal ver tantos elogios reunidos!

 

7 – BALÕES  SURPRESA

OBJETIVO: Ler o conteúdo do balão com frases de boas vindas

TEMPO APROXIMADO: 15 minutos

MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:

  • O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
  • Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
  • Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
  • No final, o grupo se senta em uma roda e todos lêem a frase pegou.

Ideias para frases:

SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOMCOMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLITARIO UM COM O OUTRO!

baloes-coloridos

Essas dinâmicas podem ser trabalhada com diferentes faixas etárias. A ideia é mostrar que todos são fundamentais para o grupo e assim estreitar os vínculos entre os alunos.

Normalmente faço uma por dia, durante a primeira semana de aula, mas as vezes podemos fazer mais que uma.

sorriso-de-boas-vindas

Imagem: Professora Denise Ferreira

 

É tarefa do professor construir com os alunos um ambiente socioafetivo e moral livre de tensões, onde as crianças  se percebam valorizadas e motivadas a participar das aulas, gostar da escola e sentirem-se felizes por lá estarem.

Quer mais ideias para o volta às aulas? Veja também Início das aulas e organização da classe

Gostou dessas ideias? Compartilhe conosco nos comentários!

 

“Em sala de aula, devemos antes conquistar as emoções dos alunos, depois a razão” (Vygotsky)

 

professora-denise-miniatura

Denise Ferreira é mãe, avó e professora, apaixonada pela arte de educar. É pedagoga. Trabalhou em escolas construtivistas como professora e coordenadora do Ensino Fundamental I e Educação Infantil. Também trabalhou com formação de professores, em cursos do PROEPRE ministrado pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente trabalha como professora do Fundamental I. É autora do Instagram e Facebook Papo da Professora Denise.

Compartilhar: